Que somos um país acolhedor e bem-visto pela maior parte do globo já não é novidade. Em comparação com Espanha, ainda temos um custo de vida inferior. Além de termos um património cultural, gastronómico e natural de vasta riqueza. Por isso, é razoável que façamos parte das cinco melhores sugestões da comunicação social do país vizinho, – jornal El Mundo -, como um dos destinos para viver a reforma.
Uma característica que nos diferencia das restantes quatro propostas apresentadas – Costa Rica, Panamá, Perú e Tailândia -, é o facto de sermos o único destino europeu. Logo, estamos a uma curta distância para breves visitas a casa dos espanhóis.
Com efeito, a vizinhança e a “proximidade” cultural dos irmãos ibéricos pode ter ajudado também a esta lembrança. Pois, «se não procura uma mudança de vida demasiado profunda», Portugal é a opção mais lógica. Essa é uma realidade devido às «semelhanças da língua ou a facilidade de chegar junto dos entes queridos» quando aparece a saudade da família.
Lisboa, Porto e Braga são as cidades que estão nas preferências do povo espanhol. A vida em Portugal tem ainda outras vantagens como um custo mais reduzido que em Espanha, associado a um povo que é hospitaleiro, que pratica uma alimentação mediterrânica «saudável» e também partilha boas condições climatéricas.
Tailândia 1º, Peru 2º
Em primeiro lugar na lista do El Mundo aparece a Tailândia, que tem um clima ideal; um custo de vida muito baixo para rendas e alimentação. Ainda tem um sistema de saúde moderno e económico. Um ambiente pacífico e ilhas e praias.
O Peru é a outra proposta que surge antes de Portugal. São lembradas o seu património cultural e histórico, paisagens de uma grande beleza e a sua comida saudável. Tudo a preços acessíveis, além das gentes acolhedoras. Tudo issto é rematado pelos preços acessíveis e a língua comum.