Muitos talvez nunca tenham ouvido falar do termo inulina: refere-se a uma fibra alimentar solúvel que pode trazer benefícios para saúde em alguns casos e dá um sabor doce à água, o que também ajuda a permanecer bem hidratados.
A inulina é encontrada naturalmente em muitas plantas, como chicória, cevada e alho, mas também pode ser adquirida como suplemento alimentar.
Atribuem-se-lhe propriedades como a capacidade de promover a função intestinal atuando como prebiótico . Também pode ajudar a aumentar a sensação de saciedade. Além disso, reduz a absorção do colesterol e ajuda a estabilizar os níveis de colesterol.
A forma mais recomendada de tomá-lo é dissolvido em água para evitar prisão de ventre.
É importante lembrar que deve consultar seu médico antes de tomá-lo. A inulina é um ingrediente relativamente seguro, mas a sua dosagem deve ser ajustada individualmente , dependendo das necessidades.
As contraindicações ao uso de inulina incluem doenças intestinais, inflamação do pâncreas, úlceras gástricas e duodenais e cancro do trato gastrointestinal. Também não é recomendado para pacientes em pós-operatório e mulheres grávidas.