<br><br><div align="center"><!-- Revive Adserver Asynchronous JS Tag - Generated with Revive Adserver v5.5.0 -->
<ins data-revive-zoneid="25" data-revive-id="6815d0835407c893664ca86cfa7b90d8"></ins>
<script async src="//com.multipublicacoes.pt/ads/www/delivery/asyncjs.php"></script></div>
Partilhar

Procrastinação: «Todos procrastinamos. Somos humanos, é normal que isso aconteça», Paulo Moreira, psicólogo

24 Março 2025
Sandra M. Pinto

80% a 95% dos estudantes procrastinam em algum momento. Já 75% dos estudantes definem-se como procrastinadores, ou seja, fazem desse comportamento um hábito. Por outro lado, 95% da população em geral procrastina, enquanto 15% a 20% dos adultos procrastinam cronicamente.

«Todos procrastinamos. Somos humanos, é normal que isso aconteça», refere em entrevista à Forever Young Paulo Moreira, psicólogo e especialista em inteligência emocional. «Seja porque não nos apetece mesmo nada ir às compras, ajudar os miúdos com os trabalhos de casa ou fazer aquele relatório aborrecido para o trabalho, adiar ou protelar uma tarefa é tão natural quanto respirar», acrescenta.

De acordo com o nosso entrevistado, «o problema surge quando não conseguimos evitá-lo: quando a procrastinação é uma constante, as consequências vão muito além do nosso desempenho. Ela corrói tudo à nossa volta – até a nossa saúde mental».

Com o livro “Vencer a Procrastinação”, Paulo Moreira, desafia o leitor a vencer o jogo da procrastinação com recurso a 36 estratégias práticas que pode introduzir ainda hoje na sua vida.

«Encare este desafio como uma diversão em que, no fim, vai alcançar o maior prémio de todos: tempo», sublinha o autor.

Veja a entrevista aqui: