Partilhar

Programa para recuperar cirurgias não oncológicas permitiu operar 400 doentes

O plano para recuperação de cirurgias não oncológicas permitiu operar cerca de 400 doentes, reduzindo em 5% o número de utentes que estavam fora do tempo médio de resposta garantido (TMRG), anunciou hoje o Ministério da Saúde.

21 Março 2025
Forever Young com Lusa

 

“Ao abrigo deste programa, já foram operados cerca de 400 doentes, contribuindo para uma redução do número de doentes fora dos TMRG em 5% e para um aumento de 2% no número total de cirurgias realizadas”, adiantou à Lusa o gabinete da ministra Ana Paula Martins.

O Plano de Curto Prazo de Melhoria do Acesso a Cirurgia Não Oncológica (PCPMACNO), uma das medidas que constam do Plano de Emergência e Transformação da Saúde (PETS), aprovado pelo Governo em maio, pretende reduzir a lista de inscritos acima do TMRG.

De acordo com o ministério, este programa “impulsionou significativamente a recuperação da atividade assistencial” dos utentes inscritos em lista de espera cirúrgica não oncológica fora dos TMRG, aumentando a capacidade de resposta cirúrgica.

Os dados disponibilizados à Lusa indicam que, em 2024, foram operados mais 72.315 (10,1%) doentes não oncológicos do que em 2023, mas o Governo salientou que a lista é dinâmica, com a constante entrada de novos doentes.

Em 2024, entraram para a lista de inscritos em cirurgia (LIC) não oncológica mais 55.094 (6,5%) doentes do que em 2023, adiantou ainda o ministério.

Em relação às cirurgias oncológicas, que mereceu um programa específico no PETS, os dados do Governo indicam que, em 2024, foram operados mais 9.441 (13,8%) doentes oncológicos do que em 2023.

No último ano, entraram para a lista de inscritos em cirurgia oncológica mais 9.190 (12%) doentes do que em 2023, refere também o ministério, adiantando que, em 2024, existiam 19,4% doentes oncológicos fora TMRG, quando em 2023 eram 27,9%.

“Só este ano de 2025 e até 19 de março, já foram operados 184.492 doentes não oncológicos e 19.053 oncológicos”, avançou a mesma fonte.

Os dados referem ainda que, de abril de 2024 a janeiro deste ano, verificaram-se mais 160.042 novos utentes inscritos nos cuidados de saúde primários e que foi atribuído médico de família a mais 161.121 pessoas.

O total de utentes com médico de família passou, nesse período, de 8.775.694 para 8.936.815, apontou o ministério, ao adiantar que, em janeiro, aposentaram-se 13 especialistas de medicina geral e familiar, que corresponde no mínimo a 20.150 utentes que perdem médico de família.

PC // JMR

Lusa/Fim

Mais Recentes

Unidade hoteleira bracarense do Grupo Hoti Hoteis recebe jantar vínico exclusivo

há 3 horas

Opinião: «3 mentiras que já lhe contaram sobre a educação financeira infantil», Cristina Judas, Educadora Financeira Infantil

há 4 horas

Doença renal crónica: workshop gratuito esclarece doentes sobre nutrição

há 5 horas

“Pare o AVC. Junte-se a nós”: reforçar a consciencialização sobre a prevenção

há 5 horas

Mama Shelter Lisboa reabre rooftop com novo menu

há 5 horas

“Só se vive uma vez, de cada vez”: Xclusive Xisto desafia «a viver experiências únicas»

há 6 horas

Ilha da Madeira recebe elite empresarial no World Corporate Golf Challenge 2025

há 6 horas

Mudança da hora: Pousadas de Portugal sugerem escapadinhas com late check-out incluído

há 7 horas

Longevidade: envelhecimento saudável é possível?

há 7 horas

Uma dúvida comum: será que podemos tomar vitamina C todos os dias?

há 7 horas

4 e meia: para esta hora do lanche não temos refrigerante, mas sim uma saborosa Delicia de Pera Rocha

há 7 horas

Mudança da hora: especialista esclarece quais os efeitos (e as consequências) para o corpo humano

há 8 horas

Só para mulheres: estes são os melhores multivitamínicos femininos

há 9 horas

Dia Mundial da Adesão: 41,2% dos portugueses falham na medicação para doenças crónicas

há 9 horas

Nem London Eye nem High Roller: a roda-gigante mais alta do mundo fica neste país

há 9 horas

Os perigos do Dr. TikTok: «Pode causar hipocondria, ansiedade ou transtorno obsessivo-compulsivo»

há 9 horas

Transpirar é normal (e saudável): mas como tirar as manchas de suor da roupa?

há 10 horas

Dia Mundial da Árvore: celebre com um programa especial para toda a família

há 11 horas

Emirates anuncia mais sete destinos na expansão da rede A350

há 11 horas

Tradição, cultura e espiritualidade: é esta a essência da Páscoa em Malta

há 11 horas

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.