<br><br><div align="center"><!-- Revive Adserver Asynchronous JS Tag - Generated with Revive Adserver v5.5.0 -->
<ins data-revive-zoneid="25" data-revive-id="6815d0835407c893664ca86cfa7b90d8"></ins>
<script async src="//com.multipublicacoes.pt/ads/www/delivery/asyncjs.php"></script></div>
Partilhar

Proteção Civil alerta para agravamento das condições atmosféricas

8 Março 2024
Forever Young

A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) avisou hoje a população para tomar medidas preventivas devido ao agravamento das condições atmosféricas nas próximas 48 horas, com agitação marítima, vento e queda de neve.

Com base nas previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), nos próximos dois dias é esperada queda de neve nas regiões norte e centro acima dos 800/1.000 metros, assim como agitação marítima forte, com ondas até sete metros na costa ocidental, podendo atingir picos máximos de 11 metros.

Está também previsto vento mais intenso no litoral e nas terras altas, com rajadas até 80km/h.

Atendendo à alteração das condições meteorológicas, a ANEPC pede cuidados redobrados na estrada, com piso rodoviário escorregadio devido à possibilidade de acumulação de gelo, geada e neve.

Alerta ainda para possíveis acidentes na orla costeira devido à forte agitação marítima, queda de ramos ou árvores, bem como de infraestruturas associadas às redes de comunicações e energia, além do desconforto térmico na população devido à descida acentuada da temperatura mínima.

A Proteção Civil recorda que “o eventual impacto destes efeitos pode ser minimizado, sobretudo através da adoção de comportamentos adequados” fazendo algumas recomendações, sobretudo para as zonas historicamente mais vulneráveis.

Recomenda, entre outras coisas, uma atenção redobrada aos grupos mais vulneráveis, como crianças nos primeiros anos de vida, doentes crónicos, pessoas idosas ou em condição de maior isolamento, trabalhadores que exerçam atividade no exterior e pessoas sem abrigo.

Apela ainda a uma adequada fixação de estruturas soltas, nomeadamente andaimes, placards e outras estruturas suspensas e cuidado na circulação e permanência junto de áreas arborizadas, devido à possibilidade de queda de ramos e árvores, em virtude de vento mais forte.

Pede igualmente especial cuidado na circulação junto da orla costeira e zonas ribeirinhas historicamente mais vulneráveis a galgamentos costeiros, evitando a circulação e permanência nestes locais.

Não praticar atividades relacionadas com o mar, nomeadamente pesca desportiva, desportos náuticos e passeios à beira-mar, evitando ainda o estacionamento de veículos muito próximos da orla marítima, a adoção de uma condução defensiva e evitar a circulação em vias afetadas pela acumulação de neve.

ARA // CMP

Lusa/Fim

Mais Recentes

Combate à obesidade com sistema robótico dispara na Península Ibérica

há 5 horas

Spa lança linha inovadora de tratamentos para responder às exigências do estilo de vida moderno

há 5 horas

O fim de uma era: Toblerone confirma o adeus ao chocolate amargo

há 5 horas

Portugal no top ten dos melhores destinos para congressos

há 6 horas

Este é o esconderijo perfeito das bactérias: fica dentro do frigorifico, asseguram os especialistas

há 6 horas

O que é mais saudável: tomar banho de manhã ou à noite? Especialista responde

há 6 horas

Benefícios da leitura para os maiores de 50 anos

há 7 horas

Selfies: a forma como as tira revela muito sobre si (e sobre os outros)

há 7 horas

Beber água quente: benefícios para o bem estar do organismo

há 7 horas

Fervem em pouca água: estes são os signos mais temperamentais

há 8 horas

Óbito: Morreu o fisiculturista Nikita Tkachuk

há 8 horas

«Se quer diminui o risco de doenças cardíacas vá para cama a esta hora», revela estudo

há 8 horas

Hidroginástica: benefícios para a saúde

há 8 horas

Opinião: «Obesidade – a doença do “sim, mas…”», Gil Faria, cirurgião

há 9 horas

Com as temperaturas a aumentar, mantenha-se fresco: dicas, texturas leves e aromas revitalizantes

há 9 horas

Villas, casas e chalets: 6 portos de abrigo para férias com serviço de luxo

há 10 horas

Para miúdos e graúdos: seja uma “Rock Star” por um dia

há 10 horas

Mitos e verdades sobre a saúde das pernas: o que precisa mesmo de saber

há 11 horas

Autoridades fazem um apelo: «não deixe estes objetos na bagageira do seu carro»

há 11 horas

Cães e gatos destas raças têm maior probabilidade de ter excesso de peso

há 11 horas

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.