A maioria das pessoas passa um terço das suas vidas a dormindo ou a descansar, segundo a Sleep Foundation. Durante o sono, o corpo recarrega-se. E uma boa noite de sono frequentemente pode ser determinada pela sua posição. Os especialistas em sono da Mayo Clinic Lois Krahn e Virend Somers (Ph.D.), partilham dicas sobre as melhores e piores posições para dormir e porque isso é importante.
Primeiro, a pior posição para dormir: dormir de costas, principalmente se você tem apneia do sono.
“Eu sei que muitas pessoas acham confortável porque não estão a colocar peso nas suas articulações”, diz a Dra. Krahn, médica do sono da Mayo Clinic em Phoenix e Scottsdale, Arizona. “Dormir de costas significa que a sua língua e seu maxilar podem ficar numa posição que obstrua a passagem do ar. E muitas pessoas ressonam mais de costas.”
Dormir de bruços ajuda a manter a passagem de ar aberta, mas pode colocar pressão na coluna e no pescoço.
“Há muitas evidências de modo geral sugerindo que provavelmente o melhor é dormir de lado” diz o Dr. Somers, cardiologista da Mayo Clinic em Rochester, Minnesota e diretor da unidade do sono do Centro de Ciências Clínicas e Translacionais da Mayo Clinic.
Dormir de lado ajuda a prevenir o fecho da passagem de ar e pode reduzir o ressonar.
“Dormir de lado, com a cabeça ligeiramente mais alta desde que esteja confortável, é uma boa forma de dormir”, diz a Dra. Krahn.
Dormir de lado também é considerado pela Sleep Foundation como melhor para pessoas com dores no pescoço e dores nas costas, principalmente se colocar um travesseiro pequeno entre os joelhos.
“Se não colocar um travesseiro entre os joelhos, a pressão de dormir de lado fica sobre o quadril e isso pode trazer problemas”, diz o Dr. Somers.