Apesar de tomar banho ser algo socialmente aceite, a frequência com que deve ser feito não é a mesma para todos.
A maioria dos especialistas recomenda tomar banho uma vez por dia, ou sete vezes por semana, para se manter limpo e saudável. Embora seja uma ideia genérica, pode mudar dependendo do estilo de vida, já que banhos excessivos por semana também podem levar a outros tipos de problemas, como pele seca , além de envolver consumo excessivo de água.
Segundo o Departamento de Saúde Pública da Faculdade de Medicina da UNAM, os principais fatores que podem alterar a frequência dos banhos são principalmente o clima, a condição biológica e a atividade física de cada pessoa. Conforme indicado pelo especialista Ariel Vilchis Reyes no estudo, tomar banho de duas a três vezes por semana é suficiente em climas frios, enquanto para climas quentes tomar banho até duas vezes por dia pode ser o ideal, devido ao aumento da transpiração.
Por outro lado, se seu estilo de vida inclui atividade física diária ou exercícios de alta intensidade, é normal que precise de tomar banho algumas vezes por dia.
Pessoas com mais de 65 anos geralmente não precisam de tomar banho todos os dias devido à perda de espessura da pele externa, o que as torna mais frágeis e com a saúde da pele mais fraca.