Partilhar

Quarteto Lopes-Graça celebra 20º aniversário com digressão internacional

“Estes 20 anos são um marco de partilha e de encontro entre públicos, artistas e culturas. Inspirado em tudo o que vivemos ao longo destes 20 anos, apresentamos um programa especialmente preparado para esta efeméride que celebra a música como linguagem universal, capaz de unir geografias e histórias distintas. É uma honra levar a música portuguesa a novos palcos, sempre em diálogo com o mundo.” Luís Pacheco Cunha, Violinista

24 Março 2025
Forever Young

Quarteto Lopes-Graça, uma das formações de referência da música de câmara portuguesa, celebra em 2025 duas décadas de carreira, com um programa ambicioso, que inclui duas digressões internacionais, estreias de obras e colaborações com artistas de renome. No centro das comemorações está a apresentação do projeto Música e Migrações, que reforça a missão do Quarteto em promover diálogos culturais através da música.

Em março, a soprano Nataša Šibalić junta-se ao Quarteto para uma digressão pela Sérvia, que incluirá concertos em Belgrado, Novi Sad, Sremski Karlovci e Sremska Mitrovica – num programa explora as sonoridades balcânicas, com destaque para a música de Isadora Zebeljan, conhecida pelas bandas sonoras dos filmes de Emir Kusturica. O repertório conta ainda com obras de compositores portugueses e sérvios, numa celebração da diversidade musical.

Em abril, o Quarteto Lopes-Graça e o renomado guitarrista brasileiro Yuri Marchese embarcam numa digressão que os levará a algumas das mais importantes cidades do Brasil. O repertório, especialmente concebido para esta formação, inclui obras de compositores portugueses e latino-americanos, numa fusão de sonoridades que reflete a diversidade cultural e a riqueza da música de câmara.

A digressão tem início em Belo Horizonte, passando por cidades como Tiradentes, Belo Horizonte, Goiás, Brasília, Maceió, Natal e Recife. Os concertos serão realizados em espaços emblemáticos, como o Conservatório Mineiro de Música, a Casa Thomas Jefferson e a Concha Acústica da Universidade Federal de Pernambuco, entre outros.

Além da digressão internacional, o Quarteto Lopes-Graça marca presença no XXXVIII Festival Internacional de Música da Madeira, em março de 2025, e continua a sua série de concertos Mozart Mais Um, que combina obras do compositor austríaco com repertório contemporâneo. Está também prevista a estreia de uma obra de Eugénio Rodrigues no Festival da Lousã, num programa que promete surpreender o público.

Ao longo do ano, a formação apresenta-se num total de 30 concertos, reunindo músicos que já integraram a formação, como Anne Victorino d’Almeida e Maria José Laginha, ou que têm colaborado regularmente, como Irene Lima e Jorge Alves.

Com uma agenda repleta de projetos inovadores e colaborações internacionais, o Quarteto Lopes-Graça celebra duas décadas de dedicação à música de câmara, promovendo a cultura portuguesa e reforçando os laços entre diferentes geografias e tradições musicais. Um ano de reencontros, partilhas e emoções que promete deixar uma marca indelével no panorama cultural.

 

Datas e Locais

Sérvia

  • 18 Março – Istorijski Muzej Srbije, Belgrado
  • 19 Março – Katedrale, Novi Sad
  • 20 Março – Gradska Skupstina, Sremski Karlovci
  • 23 Março – Dom Kultura, Sremska Mitrovica

Brasil

  • 2 Abril – Belo Horizonte, Conservatório Mineiro de Música
  • 3 Abril – Tiradentes, Centro Cultural Yves Alves
  • 4 Abril – São João del Rey, Universidade Federal e Igreja
  • 8 Abril – Goiás, Escola de Música e Artes Cénicas
  • 9 Abril – Goiás, Universidade Federal
  • 10 e 11 Abril – Maceió, Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso
  • 12 Abril – Maceió, Auditório da Universidade Federal de Alagoas
  • 13 Abril – Natal, Auditório Onorfe Lopes
  • 14 Abril – Natal, Escola de Música da Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • 15 Abril – Recife, Concha Acústica da Superintendência da Universidade Federal de Pernambuco

Portugal

  • 20 Fevereiro – Igreja da Misericórdia – Templo da Música, Tomar
  • 27 de Fevereiro – Auditório Municipal de Coimbra
  • 28 Fevereiro – Biblioteca de Marvila, Lisboa
  • 15 de Março – XXXVIII Festival Internacional de Música da Madeira
  • 25 de Setembro – Igreja da Misericórdia – Templo da Música, Tomar
  • 27 de Setembro – Biblioteca de Marvila, Lisboa
  • 4 Outubro – Biblioteca de Alcântara, Lisboa
  • 11 Outubro – Festival Sons do Côa
  • 23 Outubro – Igreja da Misericórdia – Templo da Música, Tomar
  • A definir – Teatro Constantino Nery – Matosinhos
  • A definir – Teatro Municipal da Lousã

Mais Recentes

Caloura Hotel Resort e Hotel do Caracol distinguidos com o selo HEART “We Care”

há 3 horas

Restaurante Bistrô4 Celebra Páscoa com brunch Especial

há 4 horas

Nem a Zara nem a Louis Vuitton: esta é a marca que lidera o setor da moda

há 4 horas

Lembra-se de Patrícia Pillar? Atriz brasileira já tem 61 anos

há 4 horas

Falta de vitamina D dá sono? A resposta dos especialistas

há 5 horas

Não fique para trás: 10 dicas para tirar fotos com o seu telemóvel

há 5 horas

Testosterona: o que é e qual a importância para a saúde masculina

há 5 horas

Cremes clareadores estão a mudar a vida das mulheres com mais de 50

há 6 horas

«Se quer viver até aos 100 anos siga estes hábitos», aconselham especialistas

há 6 horas

Unhas postiças: 3 dicas simples para as retirar

há 6 horas

Óbito: Morreu Francisco Guedes, criador do festival literário Correntes d’Escritas

há 7 horas

Inove o visual: cortes de cabelo curto para mulheres de 50 anos(ou mais)

há 7 horas

«Pessoas que cresceram com pais rígidos têm estes 5 hábitos», refere psicóloga

há 7 horas

Óbito: Morreu o tenista espanhol Joan Aguilera

há 7 horas

5 fatores que podem provocar o esquecimento

há 8 horas

5 dicas de beleza e bem-estar: cabelo bonito depois dos 50

há 8 horas

Uma mão cheia de dicas para um almoço saudável

há 9 horas

8 mitos que convém esclarecer sobre o ácido hialurónico

há 9 horas

4 dicas para viver mais leve e evitar o stress

há 10 horas

Lembra-se de Joana Solnado? Saiba o que é feito da atriz

há 10 horas

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.