O corpo de Mike Lynch, de 59 anos, foi encontrado na quarta-feira dentro do iate de luxo que naufragou em Itália na madrugada de segunda-feira, segundo o jornal britânico “Daily Telegraph” com base em informações da agência de proteção civil da Sicília. O corpo da sua filha também foi encontrado.
O iate naufragou próximo de Palermo, na ilha italiana da Sicília.
Conhecido como “Bill Gates do Reino Unido” por ser o primeiro magnata da tecnologia no país, Lynch estava a bordo do veleiro de luxo batizado de Bayesian, com a esposa, a filha e amigos. De acordo com a imprensa britânica, «celebrava uma recente absolvição de um processo que acusava a sua empresa de softwares, a Autonomy, de fraude».
A mulher de Lynch, Angela Bacares, foi resgatada com vida.
De acordo com o portal Sky News, «Mike Lynch foi o primeiro magnata da tecnologia do Reino Unido e é considerado o “Bill Gates britânico”».
«O magnata nasceu no leste de Londres, na cidade de Ilford, mas cresceu em Chelmsford, no condado de Essex», segundo a CNBC, que acrescenta que «Lynch estudou ciências naturais na Universidade de Cambridge e fez um doutorado em processamento de sinais e comunicações».
Foi cofundador da empresa de software Autonomy, que foi vendida à Hewlett-Packard (HP) em 2011, num negócio marcado por acusações de fraude.
Em junho deste ano, Lynch foi ilibado de todas as 15 acusações de fraude. De acordo com o jornal The Guardian, «o julgamento começou em março, em San Francisco, nos Estados Unidos».