Evite excesso de amaciador e sabão em pó
Mesmo que a peça fique “dura”, o ideal é não utilizar amaciador, porque o uso do produto além do recomendado destrói as fibras do tecido e cria uma camada impermeável, que deixa a toalha áspera. As toalhas mais felpudas não precisam de amaciante, pois são feitas com um material que não amassa. O mesmo vale para sabão em pó.
Lave separadamente
Ao lavar as toalhas sem misturá-las com outra roupa, não será preciso preocupar-se com a questão anterior. Lavar separadamente evita que fechos e outros detalhes fiquem presos nos fios da toalha e estraguem o material. Não deve lotar a máquina com toalhas, pois elas precisam de espaço para bater.
Não as deixe de molho
Esta etapa facilita que o tecido fique com mau cheiro. Isso ainda pode impactar no passo seguinte: para resolver o mau cheiro, a tendência é adicionar mais sabão, o que acaba por selar as fibras da toalha. Fazer a higienização de uma vez é mais eficaz.
Lave com água quente e enxague com água fria
A temperatura da água também ajuda a manter a toalha macia. Lavá-las com água quente, se a máquina tiver essa função, faz as fibras amolecerem. Quando enxaguar, a fria é a mais indicada, já que essas mesmas fibras retraem e evitam a formação de bolinhas que deixam o material áspero.
Deixe secar completamente e não empilhar na hora de guardar
O ideal é, se possível, usar uma máquina de sacar no fim da lavagem. Já em relação à centrífuga, evite que ela bata muito. Quando a toalha já estiver seca, dobre em partes iguais.