A verdade é que é impossível estarmos sempre consciente de todos os malefícios associados a um determinado hábito, produto ou alimento.
No entanto, por vezes algumas simples alterações no nosso quotidiano podem significar um contributo positivo para o nosso bem-estar. Algumas simples mudanças benéficas nas nossas escolhas que podem ter fortes impactos a longo prazo, sobretudo no nosso envelhecimento.
Aqui seguem apenas algumas simples sugestões de coisas que o podem ajudar a envelhecer de uma forma mais saudável e equilibrada.
- Não frequentar excessivamente o ginásio
Apesar de o exercício ser essencial para viver uma longa e saudável vida, uma carga excessiva de trabalho de ginásio pode ter o efeito contrário. Ao exercitar os mesmos músculos demasiadamente ou com cargas de peso excessivas pode estar a fazer com que a sua musculatura nunca tenha tempo de regenerar. Isto pode criar inflamações, dificuldades no sono e comprometer o funcionamento do seu sistema imunitário. Tudo isto pode contribuir para um envelhecimento mais repentino.
Estudos indicam que o melhor é tentar sempre intervalar os seus treinos, com um espaçamento de 34 a 36 horas (dependendo da sua idade) e nunca treinar os mesmos músculos duas vezes por dia.
- Não beber água de garrafas de plástico
Ao contrário do que está a pensar, esta sugestão nada tem a ver com os possíveis químicos presentes neste tipo de garrafas.
De acordo com Anthony Youn, autor e especialista em beleza holística, beber regularmente através de garrafas de plástico pode contribuir para o aparecimento de rugas. O simples facto de a abertura deste tipo de recipiente ser muito estreita obriga a um esforço excessivo dos nossos lábios, que origina as indesejadas rugas em redor da boca.
- Evitar usar produtos de beleza com químicos
Provavelmente os produtos que usa habitualmente na sua rotina diária escondem ingredientes bastante assustadores… De acordo com Lorraine Miano, autora e health coach, muitos destes produtos contém químicos (como parabenos, pesticidas e plásticos) que simulam a atividade das hormonas, acabando por destruir muitas delas neste processo. Isto pode causar uma prematura morte de algumas células importantes para o rejuvenescimento da sua pele e cabelo.
Já sabe, o melhor é sempre ler atentamente os rótulos de todos os produtos que consome.
- Não usar brincos pesados
Pode parecer estranho, mas os lóbulos das suas orelhas podem ser um sinal forte de que está a envelhecer.
À medida que os anos passam os nossos lóbulos vão perdendo a sua elasticidade e tendem a descair. Ao usar brincos pesados e de grande dimensão está a exercer uma ainda maior pressão sobre este processo natural, acelerando assim a perda de elasticidade dos seus lóbulos.
- Reduzir a utilização excessiva dos seus dispositivos móveis
Um uso perlongado de dispositivos eletrônicos é tão mau para os adultos como para as crianças. Estudos confirmam que a luz azul emitida por este tipo de aparelhos (como o seu telemóvel) podem causar problemas de visão e, em casos mais graves, contribuir inclusive para uma perda total da sua visão. De forma a evitar causar danos aos seus olhos o melhor é tentar sempre fazer o maior número possível de pausas ao longo do dia, evitando longos períodos de contato com este tipo de écrans.
- Não dormir com maquilhagem na cara
Usar alguma maquilhagem durante o dia pode ajudar a faze-la parecer mais nova, no entanto manter estes produtos na cara durante o sono pode ter o efeito contrário. Jamie Cantu, um conhecido médico esteticista do Westlake Dermatology, Texas, explica que este hábito contribui para o envelhecimento do interior da pele, contribuindo para a ruptura do colágeno, acelerando o processo de formação de rugas.
- Evitar os refrigerantes
Quando falamos de envelhecimento precoce, beber refrigerantes pode ser tão mau para o seu cérebro como o é para todos os seus outros órgãos.
Num estudo de 2017, publicado no Alhzeimer`s & Dementia Journal, os investigadores descobriram que um consumo diário de refrigerantes está associado a um decréscimo do volume do cérebro e uma perda na função da memória. Foi ainda evidenciado que para os participantes do estudo que consumem refrigerantes mais de 3 vezes ao dia, o risco de terem um ataque cardíaco aumentou quase 3 vezes mais, comparando com os que nunca bebem este tipo de líquidos
- Sair à rua sempre com óculos escuros
Vale a pena investir num bom par de óculos de sol. Um contacto direto dos seus olhos com o sol pode causar graves problemas de visão, como Cataratas ou degeneração muscular. A Academia Americana de Dermatologia alerta inclusive para o facto de que semicerrar frequentemente os olhos pode garantir que as rugas em redor da sua vista se tornem permanentes.
- Evitar permanecer sentado durante muito tempo
Muitos afirmam que passar demasiado tempo sentado pode ser tão prejudicial para a sua saúde como o vício do tabaco.
A verdade é que estar sentado durante várias horas seguidas diariamente pode diminuir a correta absorção de oxigênio e atrofiar os músculos do corpo. Estes fatores contribuem para um aumento do peso e reduzir a produção de endorfinas, como a dopamina.
Em 2012 um estudo do Journal of Aging Research, comprovou que os participantes mais sedentários (que passavam mais de 4 horas por dia sentados) apresentaram maiores índices de um envelhecimento acelerado, muito devido a uma combinação de fatores relacionados com o físico, mente e sociabilização.
- Trabalhar menos horas e marcar menos reuniões
Preencher demasiado os seus dias com tarefas, sobretudo relacionadas com o seu trabalho, pode “roubar-lhe” grande parte da sua energia.
De acordo com Lydia Noyes, muito stress e curtos períodos de sono podem estar na origem de problemas nas suas artérias e pele. Para além destes efeitos, é conhecido o impacto fisco do stress na sua aparência, em particular através de rugas e cabelos brancos.
O melhor é tentar assegurar que ao longo dos seus dias de trabalho, tem também períodos de tempo alocados para o seu descanso. O seu corpo agradece!