O Centro de Saúde de Abrigada (UCSP Alenquer – Pólo Abrigada) recebe no próximo sábado, 9 de novembro, rastreios de cancro oral e da pele a partir das 9 horas. Esta iniciativa promovida pelo Município de Alenquer em parceria com a Liga Portuguesa Contra o Cancro visa promover a deteção precoce de uma das doenças que mais mata em Portugal.
A inscrição é gratuita, mas obrigatória (por telefone ou email), para os dois momentos de despistagem vocacionados para pessoas com mais de 40 anos. As recomendações são as seguintes:
Rastreio do cancro de pele (ter pelo menos uma das características):
- mais de 50 anos;
- historial de cancro de pele na família;
- mais de 50 sinais no corpo;
- pele e olhos claros;
- profissão com muita exposição ao sol
Rastreio do cancro oral (ter pelo menos uma das características):
- fumadores com 40 anos ou mais;
- queixas de dor, lesões, alterações da cor ou da superfície da mucosa oral;
- com aumento de volume não habituais de estruturas da boca ou vias aéreas superiores;
- referenciados por médico de família
O vereador Paulo Franco sinaliza o regresso do duplo rastreio no concelho de Alenquer depois de terem sido feitos 175 neste âmbito em 2023. “O rastreio contra o cancro da mama é feito em Alenquer e Carregado ao passo que, desta vez, os rastreios deste tipo serão em Abrigada. O intuito é chegarmos mais próximo das pessoas que, na teoria, mais necessitam destes dois rastreios. Contaremos com o apoio das juntas e uniões de freguesia vizinhas com o objetivo de fazer uma articulação no território e avaliar a necessidade de existir um transporte que possa levar as pessoas até ao Centro de Saúde de Abrigada. Foi algo que aconteceu nas últimas edições em Ventosa. Esta é a nossa estratégia no que é a promoção da saúde, investindo na prevenção e evitando a doença. Esta atividade acontece na sequência de uma outra que realizámos há pouco tempo que tem como base a realização de rastreios: falo do Med On Tour, feito em consonância com os alunos da NOVA Medical School. Estamos a falar de doenças silenciosas e temos de tentar preveni-las”, referiu o responsável autárquico com o pelouro da saúde.
A Liga Portuguesa Contra o Cancro é uma organização não-governamental que se assume como entidade de referência no apoio ao doente oncológico e família, na promoção da saúde, na prevenção do cancro e no estímulo à formação e investigação em oncologia, nomeadamente através de rastreios à população. Esta entidade providenciará o acompanhamento necessário ao utente do concelho mediante o resultado do diagnóstico precoce obtido.
INSCRIÇÕES
| Telefone: 263 730 900 ou 965 166 721
| Email: saude@cm-alenquer.pt
| Local: Centro de Saúde de Abrigada, Rua Luís de Camões, nº 7
| Horário: 9h-18h