Partilhar

Redes sociais chegam ao pódio das fontes de atualização, mas a media tradicional permanece mais credível, revela estudo

No entretenimento os canais de televisão abertos e rádio ganham relevância para os +45 anos.

11 Janeiro 2024
Forever Young

Canais de televisão abertos e motores de busca, continuam a liderar o ranking de indispensabilidade por parte dos portugueses, e face a 2022, verificou-se, em 2023, um crescimento na perceção de indispensabilidade de todos, à exceção dos jornais.

Esta é uma das conclusões do estudo “Meaningful Media” realizado pelo quarto ano consecutivo pela Havas Media Network, com o objetivo de estudar a forma como os portugueses se relacionam com os meios de comunicação e a publicidade.

O padrão de consumo mantém-se, com os motores de busca, redes sociais e canais de televisão abertos a liderar o top de consumo semanal.

No entanto, os resultados referentes à relevância dos meios variam consoante as faixas etárias: até aos 34 anos, as redes sociais e os motores de busca lideram; já a partir dos 45 anos, os canais de televisão abertos assumem maior relevância. Youtube e Streaming de Música apenas marcam presença no TOP 5 de relevância dos mais jovens (15/24 anos).

O pódio da credibilidade continua a pertencer aos meios tradicionais, com reforço dos canais de televisão generalista na liderança e a subirem 3 pp., tal como os motores de busca.

No caso das duas franjas mais jovens (15/34) as Redes Sociais integram este TOP 5. Quando falamos em Atualização de Informação, estas plataformas são as eleitas para esta função, no caso dos 15/24 anos.

Os motores de busca mantêm-se também como principal fonte de novas descobertas, seguidos das redes sociais, ambos a demonstrarem um aumento significativo face ao período homólogo.

Esta perceção é das mais consensuais entre faixas etárias, existindo apenas uma troca de posição no caso dos 15/34 anos, onde as redes sociais lideram o pódio neste indicador.

Por outro lado, e no que toca à publicidade, a tendência mantém-se: os canais de televisão abertos, as redes sociais e a rádio integram o top 3 de atenção.

O Youtube, que continua a liderar a perceção de incómodo, entra, desta vez, também no top 5 de atenção; o que leva a antever que, provavelmente, os motivos que justificam a atenção serão coincidentes com os drivers de intrusão.

Segundo Sofia Vieira, diretora de Insights & Strategy do Havas Media Network: “Num mundo digital que ganha cada vez mais terreno, é interessante verificar que os canais de TV abertos e os motores de busca permanecem inabaláveis como pilares do consumo regular. No entanto, embora a confiança depositada nos meios tradicionais pareça transcender gerações, a conveniência do consumo on-demand ganha claramente relevância entre os mais jovens. No que toca à dualidade entre atenção e intrusão, a repetição e a inevitabilidade de anúncios emergem como protagonistas, sendo o nosso desafio a capacidade de escapar a este dilema.”.

Nota técnica: 

Nesta quarta edição do estudo, foram realizadas 600 entrevistas a pessoas residentes em Portugal Continental, com idades compreendidas entre os 15 e os 64 anos, realizadas em outubro de 2023. 

Mais Recentes

Celebre as festividades de fim de ano em grande estilo: onde? Nesta unidade 5 estrelas

há 8 horas

Restaurante enaltece a gastronomia regional durante todo o mês de novembro

há 9 horas

Descobrimos o destino ideal para uma escapadinha de fim de semana e vamos revelá-lo só a si

há 10 horas

Já pode visitar o presépio mais icónico da capital: nós revelamos onde

há 11 horas

Celebrar o Natal com história e tradição é a irresistível proposta que lhe deixamos

há 12 horas

Experiência de fim-de-semana Stay & Brunch é a nova proposta desta unidade hoteleira

há 13 horas

Luxuoso e requintado: este brunch espera pela sua visita

há 14 horas

“Uma Aventura no Palácio da Pena” espera por si e toda a sua família

há 15 horas

O vinho e a sua celebração vão inundar Lisboa este fim de semana

há 16 horas

Castanhas assadas, jeropiga e um buffet de brunch: ninguém vai conseguir recusar este convite

há 17 horas

Todos lhe reconhecemos o cheiro, mas será que sabemos quais são os (verdadeiros) perigos da naftalina?

há 1 dia

Descubra aqui as 25 coisas que as mulheres procuram num homem

há 1 dia

Entrevista: «Somos a primeira faculdade portuguesa de saúde a adotar o modelo de simulação da Organização Mundial de Saúde », José João Mendes, presidente da Egas Moniz School of Health and Science

há 1 dia

Mesotelioma: é o cancro mais comum na UE depois dos tumores pulmonares

há 2 dias

«Produtos químicos perigosos encontrados em 6% dos cosméticos europeus», alerta agência

há 2 dias

Mpox: Detetados onze casos desde 01 de junho

há 2 dias

Sabores e tradições de São Martinho esperam pelos apreciadores de castanhas e jerupiga

há 2 dias

Estes são os restaurantes dos três melhores chefs do mundo

há 2 dias

Alugaram um Airbnb por três semanas e deixaram uma conta de luz de 1400 euros

há 2 dias

Quer ser milionário? Conheça os hábitos das pessoas ricas e concretize esse desejo

há 2 dias

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.