Segundo os resultados de um inquérito da Cash Converters, empresa líder de compra e venda de produtos em segunda mão, cerca de 40% das pessoas já aderiu, pelo menos uma vez, a esta prática.
Embora esta tendência não seja recente, a consciencialização ambiental e o desejo de reduzir o desperdício têm impulsionado esta prática, transformando-a numa escolha cada vez mais popular. Ao invés de acumular presentes num canto esquecido, muitas pessoas estão a adotar esta tendência como uma maneira de reutilizar e redistribuir produtos, promovendo assim um estilo de vida mais sustentável.
“Além de ser uma prática sustentável, o “regifting” também se está a tornar socialmente aceitável. A pressão para dar presentes caros e extravagantes diminui à medida que as pessoas se concentram mais na intenção por detrás do gesto do que no valor monetário do presente. Amigos e familiares abraçam a ideia de que o valor de um presente não está necessariamente vinculado ao preço, mas sim ao significado e à consideração. O “regifting” não é apenas uma forma de reutilizar presentes, mas também uma maneira de repensar o consumismo desenfreado e cultivar uma mentalidade mais verde e consciente.”, afirma Sergio Pintado, CMO da Cash Converters.
Em relação à perspetiva futura, a Cash Converters revelou que 53,29% dos inquiridos estariam dispostos a praticar “regifting” este ano, 15,36% não o fariam, e 31,35% tomaria essa decisão dependendo da pessoa que lhes oferecesse o presente.
A Cash Converters, com cinco lojas em Lisboa e duas no norte de Portugal (no Porto e na Maia), além da loja online, não só apela ao consumo inteligente e consciente, mas promove também ativamente a compra de produtos em segunda mão para aqueles que se desejam afastar do consumo desenfreado.