A menopausa marca o último ciclo menstrual, sendo que costuma ocorrer entre 45 a 55 anos, apesar de que algumas mulheres podem ter uma menopausa precoce. Nesta fase, a queda de algumas substâncias no organismo afeta, sobretudo, a pele, que tende a tornar-se sensível, ressecada e flácida.
Depois da menopausa, alguns sinais que se podem perceber na pele são: ressecamento, perda da firmeza e elasticidade, rugas e linhas de expressão. Apesar de serem sinais do envelhecimento, a menopausa pode acelerar ou acentuar o seu aparecimento.
Uma vez que o organismo para de produzir as hormonas estrogénio e progesterona, a síntese de fibras elásticas também passa por uma diminuição. Ou seja, a elastina e o colágeno, responsáveis pela elasticidade e firmeza da pele, sofrem uma queda na produção, resultando numa pele mais flácida, com rugas e linhas de expressão.
A melhor dica para rejuvenescer a pele na menopausa é ter um acompanhamento dermatológico e incluir uma rotina de skincare. Produtos nutritivos, hidratantes e com ação anti idade são poderosos aliados da pele madura. Sem contar a proteção solar, um cuidado indispensável. Além disso, evitar alguns comportamentos e hábitos é fundamental.
Principais cuidados com a pele na menopausa
Evite banhos quentes – a pele da mulher na menopausa fica mais frágil e ressecada, dois aspetos negativos para quem deseja manter o rosto hidratado. Por isso, um dos hábitos que deve cortar é o banho longo e quente. A água quente pode causar alterações na barreira protetora da pele, piorando o ressecamento, já que a pele não consegue manter a hidratação natural. A temperatura ideal é entre morna a fria para evitar danos na barreira cutânea.
Diminua a exposição solar – a exposição ao sol de forma prolongada e desprotegida não é benéfica para ninguém, em nenhuma fase da vida. Porém, quando falamos em rejuvenescer a pele na menopausa, evitar a exposição solar é essencial, porque a radiação ultravioleta pode causar o envelhecimento precoce, o que irá potencializar os sinais que já aparecem durante a menopausa.
A exposição solar excessiva pode causar:
Manchas;
Vermelhidão;
Ressecamento;
Queimaduras;
Envelhecimento precoce;
Cancro de pele.
Evite expor-se ao sol desnecessariamente e use protetor solar todos os dias, reaplicando o produto a cada 2/3 horas.
Evite produtos irritativos – a pele madura é sensível e frágil, portanto, mais propícia a desenvolver inflamações e irritações. Para evitar que isso aconteça, é preciso ter atenção aos produtos usados no rosto. Se tendem a ser irritativos, vale a pena evitar o uso. O contato com produtos irritativos pode danificar a barreira de proteção da pele, causando ressecamento e outros sintomas. Esses produtos podem tanto ser dermocosméticos de uso direto na pele, como outras substâncias químicas, como aquelas presentes em produtos de limpeza.
Use produtos rejuvenescedores – além dos hábitos que devem ser evitados, existe um que você deve incluir na rotina, se ainda não o faz: o skincare. Manter uma rotina de cuidados com a pele é indispensável para qualquer pessoa, mas especialmente para as mulheres na menopausa, o cuidado diário pode diminuir os sintomas incômodos.