“Tu devias”
Se quer aconselhar, utilize outras palavras que conquistem a confiança do seu parceiro, mostrando que quer ajuda-lo sem reprovações. Ao usar esta expressão num contexto inadequado, ataca e, ao invés de melhorar, mina a relação.
“Não me entendes”
Proferido para finalizar uma discussão. Mais do que concluir, o que essa frase provoca é um buraco nos sentimentos do seu parceiro. Como uma bola de demolição, o teu orgulho e egocentrismo colocaram-te numa posição de vítima.
“Faz o quer quiseres”
Numa relação a dois, essa frase significa “não faças sob nenhuma hipótese, caso ainda queiras olhar para a minha cara”. Se procura uma relação sem opressão, é melhor economizar nessas palavras, principalmente porque elas costumam sair em momentos de tensão extrema.
“Tu sabes”
Se tem a certeza de que está com a razão, não é necessário mostrar isso ao seu companheiro de forma humilhante.
“Esquece”
Esta é uma forma cobarde de se distanciar de um problema. Talvez porque se tenha enganado e agora já não sabe mais como sair desse beco sem saída em que se colocou. Nestes casos, só há uma solução: tente outro caminho. Dizer isto é doloroso e insulta a inteligência do outro, quando o acusa de não o entender ou não entender as coisas da vida.
“Tu és…”
O “tu és…”, normalmente, vem seguido de uma palavra cruel e dolorosa que atormentará seu parceiro por muito tempo. Não julgue de forma gratuita.
“Eu avisei”
Usar essas duas palavras juntas é mostrar superioridade e fazer alarde para algo que já não tem mais solução. Esta frase tem o poder de fazer o outro sentir-se mal instantaneamente e, o que é pior, provoca um sentimento de raiva enorme.
“Lembras-me…“
Certamente não será uma comparação positiva. Essas comparações nunca são uma boa ideia. Quando se compara, a pessoa criticada perde o seu brilho e deixa de ser única, nem que seja por um instante. Saiba discutir sem precisar de rebaixar o outro com um comentário inapropriado destes.
“Cala-te“
Uma palavra imperativa, agressiva e que em nenhum contexto expressa algo diferente disto. Retire-se, respire profundamente e retome o respeito pelo outro. Você não tem o direito de mandar ninguém calar-se, muito menos quem você mais ama.