A aplicação deve ser lançada este ano, acessível por telefone ou web, disse um funcionário da cidade. “Futari” significa casal em japonês.
Os detalhes ainda não foram decididos. A Câmara Municipal de Tóquio não comenta sobre reportagens da imprensa japonesa que disseram que o aplicativo exigirá uma confirmação de identidade, como uma carta de condução, registos fiscais para comprovar rendimnento e um formulário assinado que diga que está pronto para se casar.
Os casamentos estão a diminuir no Japão e a taxa de natalidade do país caiu para uma baixa histórica, de acordo com dados do Ministério da Saúde.
No ano passado, houve 474.717 casamentos, uma queda em relação aos 504.930 de 2022, enquanto o número de nascimentos totalizou 727.277, abaixo dos 770.759.
Os relatórios também disseram que a aplicação pode perguntar a altura, trabalho e educação, mas as autoridades negaram que algo tenha sido decidido.
A Câmara Municipal de Tóquio também está a patrocinar eventos onde solteiros se podem encontrar e casais podem receber aconselhamento sobre casamento.