Partilhar

Retrospetiva da obra de Paulo Mendes da Rocha inaugurada hoje na Casa da Arquitetura

Para conhecer

28 Maio 2023
Forever Young

A Casa da Arquitetura, em Matosinhos, inaugura duas exposições do arquiteto brasileiro Paulo Mendes da Rocha (1928-2021), que atravessam 70 anos de trabalho do Prémio Pritzker 2006, avança a Lusa.

As duas exposições dedicadas ao arquiteto brasileiro intitulam-se “Geografias Construídas: Paulo Mendes da Rocha”, com curadoria de Jean-Louis Cohen e Vanessa Grossman, e “Paulo: Para Além do Desenho”, com curadoria de Rui Furtado e Marta Moreira.

Depois de ter recebido a doação da totalidade do acervo do arquiteto, em 2021, a Casa da Arquitetura – Centro Português de Arquitectura convidou uma equipa internacional a conceber uma retrospetiva da obra de Paulo Mendes da Rocha, com duas exposições simultâneas.

Ambas as exposições são baseadas no acervo doado à Casa da Arquitetura, com um total de 8.800 itens, englobando todo o material produzido durante a sua vida profissional, desde a década de 1950 até ao ano da morte.

“Geografias Construídas: Paulo Mendes da Rocha” contará ainda com um projeto expositivo de Eduardo Souto de Moura e Nuno Graça Moura, ficando instalada na nave expositiva do edifício, enquanto “Paulo: Para Além do Desenho” será, por seu turno, um projeto expositivo de Ricardo Bak Gordon e ficará instalada na galeria da entidade.

Do acervo doado fazem parte mais de 320 projetos, reunindo cerca de 6.300 desenhos analógicos, 1.300 desenhos físicos, três mil fotografias e ‘slides’, e ainda um conjunto de maquetes feitas pelo próprio arquiteto, nascido em 25 de outubro de 1928, em Vitória, no estado brasileiro do Espírito Santo.

A mostra intitulada “Paulo: Para além do desenho” visa oferecer ao visitante “a oportunidade de ter com o arquiteto brasileiro uma experiência mais íntima, permitindo-lhe ouvir a sua visão do mundo e as suas reflexões sobre tantos temas que o ocuparam e que no fundo, explicam a sua obra”, segundo a organização.

Paralelamente a estas duas exposições vai decorrer um programa de atividades com curadoria do arquiteto Nuno Sampaio, diretor-executivo e comissário-geral da Casa da Arquitetura, da arquiteta Catherine Otondo e da arquiteta e historiadora Vanessa Grossman.

Este programa paralelo vai contar com debates, conferências, visitas de obra, com o objetivo de criar “uma grande festa da arquitetura e de celebração da obra e da pessoa de Paulo Mendes da Rocha”, sublinha um texto colocado no ´site´ da entidade.

Prémio Pritzker em 2006, Mendes da Rocha foi associado honorário da Casa da Arquitectura em setembro de 2018 e galardoado com a medalha de ouro do Congresso da União Internacional de Arquitetos.

Mendes da Rocha morreu a 23 de maio de 2021, aos 92 anos. O arquiteto recebeu o Leão de Ouro de carreira na Bienal de Arquitetura de Veneza, em 2016, ano em que também recebeu o Prémio Imperial do Japão. Em 2017 a medalha de ouro do Instituto Real de Arquitetos Britânicos.

O Museu Brasileiro de Escultura (1987), o Museu de Arte de Campinas (1989) e o restauro da Estação da Luz, em São Paulo, convertido em Museu da Língua Portuguesa (2006) estão entre os seus projetos mais conhecidos.

Em Portugal, o Museu dos Coches e a Casa do Quelhas, em Lisboa, são os dois projetos da sua autoria, e também das poucas obras que realizou fora do Brasil, onde centrou a sua carreira.

Paulo Mendes da Rocha foi também galardoado com o Mies van der Rohe de arquitetura latino-americana por dois anos consecutivos, pelo Museu Brasileiro de Escultura (1999) e pela Pinacoteca de São Paulo (2000).

Criada em 2007, a Casa da Arquitectura é uma entidade cultural sem fins lucrativos que desenvolve atividade no universo da criação e programação de conteúdos para a divulgação nacional e internacional da arquitetura, e é apoiada por fundos públicos e privados, tendo a Câmara Municipal de Matosinhos e o Estado como principais financiadores.

A inauguração das duas exposições na Casa da Arquitetura está marcada para hoje, às 21:30, com o concerto “Músicas Brasileiras, Músicos Portugueses” da Orquestra Jazz de Matosinhos.

Mais Recentes

IRS: «se receber menos não estranhe», afirma Ministério das Finanças

há 8 horas

Qual é a melhor posição para dormir? Especialistas esclarecem

há 9 horas

Óbito: Morreu o produtor de cinema de animação Diogo Carvalho

há 9 horas

Mentira patológica: «A mentira excessiva é um sintoma comum de diversas doenças mentais», Inês Oliveira Ferreira, psicóloga

há 9 horas

«Viajar com amigos faz bem à saúde mental», garante a ciência

há 10 horas

“Teste do sal e pimenta”: conheça a nova polémica nas entrevistas de emprego

há 10 horas

Quer manter um cabelo saudável? Siga estas dicas

há 11 horas

Descubra as cores certas para decorar cada espaço da sua casa

há 11 horas

Benefícios que pode retirar do consumo de camarão

há 11 horas

Lisbon Marriott distinguido pela AHP pelo seu compromisso com a sustentabilidade

há 12 horas

Plano para a Resposta Sazonal em Saúde para verão ativado em maio

há 12 horas

Uma hora de ecrã depois de deitar aumenta o risco de insónia em 59%, revela estudo

há 12 horas

Já pode entregar IRS: prazo prolonga-se até junho

há 12 horas

Monte da Amendonça: Retiros que transformam

há 14 horas

Hotel celebra Páscoa com menu especial, oficina de artes e caça aos ovos

há 14 horas

Seis erros comuns na escolha de probióticos (e como evitá-los)

há 15 horas

Hoje, o universo tem uma mensagem importante para estes 4 signos

há 15 horas

easyJet celebra aniversáriocom descontos especiais

há 16 horas

Mais de 4 mil euros: é o que esta agência espacial vai pagar a quem aceitar ficar 10 dias na cama

há 16 horas

Pombos-correio para o marketing? A E-goi lança o Pidgital

há 16 horas

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.