Tal como em anos anteriores, os turistas espanhóis foram os que lideraram o top de visitantes em Portugal, e também os que mais gastaram no nosso país durante os dias da Semana Santa, de acordo com a SIBS Analytics, representando 18% das transações bancárias em território nacional, numa tendência de crescimento de gastos em comparação com o ano passado. Esta tendência vem acompanhada da circulação de automóveis internacionais em Portugal e mais condutores estrangeiros nas estradas portuguesas.
Esta tendência vem acompanhada da circulação de automóveis internacionais em Portugal e mais condutores estrangeiros nas estradas portuguesas.
A aplicação de estacionamento EasyPark analisou os estacionamentos realizados em Portugal durante os dias da Semana Santa, de 11 a 21 de Março,
revelando que foram os espanhóis quem mais estacionou em Portugal. Seguidos de perto dos turistas da Alemanha, França, Itália e Países Baixos, o top cinco de nacionalidades que visitaram o país. De facto, os nossos vizinhos não apenas são dos que mais visitam Portugal ao longo do ano, como também têm como destino principal Portugal em épocas festivas.
Assim, 30% dos visitantes condutores em Portugal eram de origem espanhola, seguidos dos alemães (17,8%), franceses (12%), italianos (8%) e dos neerlandeses que representaram 7%. Lisboa é, de facto, a cidade mais visitada pelos condutores espanhóis durante a Semana Santa.
A preferência alemã com a Península Ibérica é, ainda, bastante clara, uma vez que, de acordo com dados da EasyPark, Espanha teve também nos alemães os seus principais turistas, representando 36% do total de estrangeiros que visitaram o país vizinho. Contudo, os portugueses representaram apenas 2% dos visitantes em Espanha, sendo Madrid a cidade de eleição.
Na verdade, os portugueses optaram por cidades como Roterdão e Antuérpia como destino de eleição neste período de férias, Copenhaga, Amesterdão e Milão. Representando uma tendência turística dentro da Europa que se tem consolidado nos últimos anos.
“O turismo em Portugal tem vindo a crescer bastante e, tal como apontam os dados oficiais do Turismo de Portugal, ultrapassou já as tendências pré-pandemia. Com estas movimentações de visitantes, e considerando a fácil circulação de viaturas em toda a Europa, os dados que a EasyPark recolhe são reflexo de um incremento no turismo europeu em Portugal”, comenta Jennifer Amador Tavares de Sousa, Diretora para Portugal do EasyPark Group. “É natural e histórica esta movimentação entre Portugal e Espanha, mas é também claro o interesse de outras nacionalidades pelo nosso país. A possibilidade de utilizar a tecnologia a favor dos utilizadores, sem complicações ou barreiras linguísticas no ato de pagamento e gestão da mobilidade é um fator determinante para uma experiência e visita mais aprazível. O nosso foco são as cidades mais habitáveis e uma mobilidade sem fricções em mais países”, conclui.