Partilhar

Sabe prevenir a cárie dentária?

A cárie é um dos problemas mais comuns da boca.

20 Outubro 2022
Sandra M. Pinto

Geralmente surgem acontece devido à falta ou a uma má higienização da boca. Tudo muda com uma rotina de cuidados dentários e visitas regulares ao dentista.

Como saber que dentes estão com cáries?

Dor de dente
Dentes escuros;
Dor ao comer ou beber;
Sensibilidade dentária;
Buracos visíveis nos dentes.

Como prevenir a cárie dentária?

Consulte periodicamente o dentista

Utilize uma escova de dentes macia e paste de dentes com flúor

Escove os dente com frequência: depois das principais refeições e antes de dormir, pois durante o sono o fluxo salivar é reduzido e a boca fica mais seca pelo que as bactérias podem proliferar mais

Diminua o consumo de alimentos com açúcar: este atua como um acelerador do crescimento das bactérias da boca, pelo que quando se ingerem em excesso acumulam-se e formam a cárie e a placa dentária responsável pela inflamação das gengivas.

Beba bastante água para estimular a produção de saliva: esta atua na limpeza dos dentes e é importante para a manutenção do pH bucal.

Use sempre fio dentário: é ele que remove os resíduos entre os dentes, conseguindo chegara e limpar espaços da boca onde a escova não chega.

Consuma alimentos “detergentes”: maçã, pera, melancia, aipo, pepino e cenoura são considerados alimentos “detergentes”, ou seja, limpam a superfície dos dentes enquanto se mastiga, aumentam a produção de saliva, prevenindo cáries, gengivite e mau hálito.

Mais Recentes

É oficial: 2025 marca o início de uma nova geração humana

há 4 minutos

Campo de golfe do Algarve está no top 10 dos melhores da Europa

há 22 minutos

Se tem o sonho ou planeia ir a Nova Iorque saiba que a “Big Apple” está agora ainda mais perto de Portugal

há 28 minutos

À atenção de pais e avós: há um alerta contra dar “slushies” às crianças depois de várias terem sido hospitalizadas no Reino Unido após ingerirem estas bebidas geladas

há 30 minutos

Estudo revela: «As mulheres precisam de dormir mais do que os homens porque usam mais o cérebro durante o dia»

há 45 minutos

«Cérebro “silencioso”pode explicar por que as mulheres envelhecem mais lentamente», garante a ciência

há 1 hora

Alzheimer: novos medicamentos podem acrescentar anos de independência à vida dos doentes

há 1 hora

Suplemento barato parece aumentar a função cerebral das pessoas mais velhas, revelam especialistas

há 1 hora

Óbito: Morreu Miguel Macedo, ex-ministro da Administração Interna e comentador da CNN Portugal

há 2 horas

«Mulher que viveu até aos 117 anos tinha genes que mantinham as suas células “mais jovens”», revela estudo

há 2 horas

Covid-19: perderam-se 16,8 milhões de anos de vida na Europa entre 2020 e 2022

há 2 horas

Pela primeira vez no mundo homem tem alta do hospital levando no peito um coração de titânio

há 2 horas

Sono: 36% dos portugueses dormem menos de 6 horas por noite, revela estudo

há 2 horas

Jante na companhia de Vasco da Gama no edifício mais alto de Portugal

há 3 horas

Zoomarine volta a trazer magia e diversão com reabertura do parque

há 3 horas

Uma receita para surpreender os pais que não resistem a um toque adocicado (e a uma “cervejinha”)

há 3 horas

Jantares com produtores, provas e masterclasses diárias: o vinho marca a agenda desta unidade hoteleira

há 3 horas

Cuide da sua segurança: se conduzir não use colares

há 4 horas

Mantenha a mente jovem e ativa depois dos 40 anos com estas 13 dicas

há 4 horas

Estas são as profissões com mais possibilidades de ganhar muito dinheiro

há 4 horas

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.