O óleo de jojoba ganhou força na indústria cosmética nos últimos tempos, refere Josi Helena, especialista em estética.
Este óleo tem resistência térmica e à oxidação, o que possibilita que seja utilizado em grande escala pela indústria cosmética como veículo condutor de vários ativos.
É um potente anti-inflamatório, antimicrobiano e regula a produção de sebo, por isso, é perfeito para as peles oleosas e acneicas.
Como atua no controle da oleosidade, também pode ser um aliado dos cabelos oleosos, deixando o bulbo capilar livre para o crescimento de novos fios e eliminando os agentes causadores da caspa.
O óleo de jojoba também deixa a pele e os lábios hidratados e nutridos e os cabelos brilhantes e saudáveis, sendo indicado para todos os tipos de pele e de cabelos.
Como aplicá-lo na pele e cabelo?
O que faz o óleo de jojoba tão compatível com a nossa pele é que sua composição é muito parecida com o sebo que produzimos. Por isso, a pele e o cabelo aceitam muito bem a sua aplicação pura, sem estar misturado com outro produto.
Existem contraindicações?
Segundo a especialista, teoricamente, não existem contraindicações para o uso do óleo de jojoba, «mas cada organismo é único, como tal convém fazer um teste numa pequena área antes de usar em maior quantidade».