Sabe qual é o (verdadeiro) significado das cores da Páscoa?

Há uma boa razão para vermos muito rosa, roxo e amarelo nesta altura do ano.

Não há dúvida de que a Páscoa é um dos períodos mais bonitos do ano. Estamos na Primavera, a relva e as flores brilham de novo. As decorações e os vestidos ganham tons pastéis, assim como os tradicionais ovos da Páscoa. Tudo parece combinar bem. A verdade é que estes tons não são escolhidos por acaso: existe uma justificação para vermos rosa, o branco, o verde e o amarelo por todo o lado.

Desde sempre que existiu um grande simbolismo em redor das cores litúrgicas. Os tons das vestimentas dos padres e sacerdotes sempre representou algo relacionado com a vida de Cristo. Através das cores, a igreja procura abordar diferentes aspetos, tais como a morte e ressurreição. As igrejas são decoradas ao longo do ano com cores diferentes que representam temas diferentes.

[Leia também: Páscoa. 5 dicas para tornar a caça aos ovos mais divertida (dentro de casa)]

Também as cores das flores sempre tiveram diversas interpretações. Associamos emoções diferentes aos diversos pigmentos. Assim conheça agora alguns dos principais simbolismos relativos aos tons que habitualmente usamos durante a Páscoa. Este ano, antes de pintar os seus ovos, lembre-se disto.

 

  1. Branco

O branco é símbolo de pureza, de inocência. É também a cor das flores de lírio, que têm um grande significado nesta altura do ano. Segundo a Bíblia, após a crucificação de Cristo foram estas as flores que cresceram no Jardim de Getsémani, em Jerusalém, onde Cristo havia orado pela última vez. A cor branca é ainda muito associada à imagem da Virgem Maria.

 

  1. Rosa

Em termos litúrgicos esta cor é usada apenas duas vezes por ano: no terceiro domingo do advento e no quarto domingo da Quaresma. Fora da igreja esta cor é associada à felicidade. Enviar a alguém uma rosa cor-de-rosa é um símbolo de alegria, graciosidade e gentileza.

 

  1. Amarelo/Dourado

À medida que chega a Primavera, os tons amarelo e dourado simbolizam o retorno do (tão esperado) sol. Esta é a altura que marca o final do Inverno e o aumentar das temperaturas. As flores amarelas são habitualmente símbolo de amizade. Já num contexto mais religioso o dourado representa a alegria, a vitória ou o triunfo.

 

  1. Vermelho

Apesar de não ser uma cor muito comum nas decorações de Páscoa, esta tem ainda uma grande importância numa das mais importantes datas religiosas de Abril: o Domingo de Ramos. Habitualmente celebrado a 5 de Abril (o domingo anterior à Páscoa), esta data celebra a entrada triunfal de Cristo em Jerusalém. A cor vermelha simboliza o seu sangue e o seu sacrifício.

 

  1. Roxo / Violeta

Esta cor é usada pelos padres e sacerdotes ao longo de todo o período da Quaresma. O roxo é um símbolo de penitência, de humildade e melancolia. É suposto lembrar-nos de todo o sofrimento de Cristo.

 

  1. Verde

Símbolo máximo da vida eterna, do renascimento e renovação, o verde é uma das cores mais associadas à Primavera. Esta é a cor mais dominante na vegetação e que sobressaí ainda mais numa fase em que todas as flores começam a desabrochar.

 

[Leia também: 5 receitas irresistíveis com Nutella para experimentar na Páscoa]

 

 

Ler Mais


Artigos relacionados
Comentários
Loading...