Saiba como como aproveitar as férias de Natal em família de forma saudável

Até pode ter uma alimentação cuidada durante o ano todo, mas o Natal está a chegar.

E agora? As festas de Natal trazem a alegria das reuniões em família, a emoção dos presentes, os cânticos e as luzes de Natal, mas também a tentação de muitos doces da época.

Para manter o que conquistou durante o ano e aproveitar as férias sem culpa, a PronoKal, especialista em tratamento para perda de peso há mais de 17 anos, dá algumas dicas de como promover hábitos saudáveis que podem ser praticados em família nesta época festiva. Desta forma e evitando excessos viverão momentos de qualidade juntos.

 

Cuidar de si é um auto presente

Sem abrir mão dos prazeres destas datas importantes, com as dicas seguintes é possível usufruir de algum bem-estar enquanto se desfruta do tempo em família:

 

Equilibrar as refeições e saber escolher. São 5 ou 6 dias de festa, então é aconselhável que se aposte em produtos feitos com gorduras saudáveis ​​e evitar comprar ultraprocessados. Evitar os doces será um desafio, especialmente para os pequenos gulosos da família. Lembre-se que frutas, tâmaras, nozes ou chocolate negro podem ser uma boa alternativa.

Família e criatividade nos tachos. A cozinha é a alma da casa. Um espaço para criar, partilhar e inovar. Mostre-lhes que há vida para além dos molhos, massas e doces, cozinhando, em família, receitas saborosas e surpreendentes em que os legumes, a carne ou o peixe são os protagonistas. Para atrair os mais pequenos, pode pedir-lhes que tratem do empratamento e preparação ou podem mesmo ir às compras em conjunto.

Respeitar os horários e a regra das 5 refeições. Comemorações fora de casa, almoços de negócios, reuniões em casa de amigos…embora possa ser um desafio tentar manter horários regulares de alimentação, ajudará a evitar snacks constantes. Assim, será mais fácil respeitar as 5 refeições diárias para que se sinta saciado e não compulsivo.

Comer devagar, sentados e sem pressas. As refeições de Natal geralmente duram até depois do jantar. São uma boa oportunidade para consciencializar a família sobre a importância de comer aos poucos, mastigar bem os alimentos e passar pelo menos 20 a 30 minutos a comer.

Em movimento, todos juntos. Que o frio não o vença! Aproveite as férias e o tempo livre das férias para praticar atividade física, seja ao ar livre, no ginásio ou mesmo em casa, e motivarem-se uns aos outros. Planos em família, como jogos de tabuleiro dinâmicos ou passear para apreciar as luzes de Natal, também são boas opções para se sentir ativo.

Nesta época festiva em que um dos grandes protagonistas são os almoços e jantares em família ou com amigos, é essencial não esquecer o foco e a importância de manter o estilo de vida saudável que praticámos o ano todo.

 

Um por todos e todos por um! Que o Natal seja tempo de desfrutar de grandes momentos e que as reuniões à volta de uma mesa não sejam um sacrifício, mas sim uma oportunidade de boas escolhas e apostar no bem-estar.

Ler Mais


loading...
Artigos relacionados

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

+ 59 = 65