E embora não seja algo que possa ser evitado ou evitado, a verdade é que temos mais ao nosso alcance do que pensamos, a possibilidade de retardar a deterioração física e mental , prolongar a longevidade e enfrentar a velhice com mais saúde , energia e vitalidade .
Durante décadas, múltiplos avanços na ciência e na tecnologia contribuíram para isso , fazendo com que a expectativa de vida aumentasse a cada ano. Não foi à toa que a Organização Mundial da Saúde (OMS) já previu que entre 2015 e 2029 a proporção da população mundial com mais de 60 anos aumentará de 12% para 22%.
Como se proteger contra o envelhecimento precoce
1. Evite alimentação restritiva
As deficiências nutricionais podem ser comuns em idosos, por isso é necessário estar atento para garantir que as dietas sejam completas.
2. Concentre-se na qualidade (e não na quantidade)
A qualidade da dieta deve ser o objetivo. Uma maior variedade de alimentos provenientes de fontes melhores irá fornecer os nutrientes de que necessitamos, tornar-nos mais satisfeitos e dar-nos mais energia do que produtos menos saudáveis.
3. Reduza ou elimine alimentos ultraprocessados
Estes alimentos não só afetam diretamente a nossa saúde e nos aproximam do desenvolvimento de patologias crónicas evitáveis, como também nos envelhecem.
4. Consumir proteínas (especialmente vegetais)
Embora estudos anteriores parecessem indicar que as quantidades de proteína consumidas pelos idosos eram suficientes, constatou-se que este não é o caso. As necessidades de proteína ingerida são afetadas durante o envelhecimento e é difícil incorporar as quantidades necessárias na dieta. Mas, curiosamente, observou-se que quanto mais proteína animal é consumida, maior a fragilidade dos idosos.
5. Menos cereais e tubérculos, mais gorduras saudáveis
As populações mais idosas seguem padrões de dieta moderadamente leve em alimentos ricos em hidratos de carbono (como arroz, massa, batata, farinha ou batata doce). No entanto, consumir gorduras de origem vegetal (nozes, azeite, abacate) pode proporcionar uma prevenção extra para evitar o desenvolvimento de patologias na velhice e proteger contra o envelhecimento celular.