Saiba como pode viver até aos 100 com qualidade

Médico norte-americano dá cinco recomendações para garantir uma vida saudável que ajudam a realizar esse objetivo.

O cardiologista e investigador norte-americano Clyde Yancy garante que seguir as seguintes cinco dicas na rotina diária aumenta as possibilidades de celebrar a marca do século de existência em cerca de 90 por cento. O especialista sublinha também o facto de estas estarem ao alcance de qualquer pessoa.

Estas cinco “regras de vida” são ainda essenciais para viver com um risco reduzido de sofrer de doenças cardiovasculares ou de doenças crónicas, como alguns tipos de cancro. Adotar estas medidas aconselhadas por Clyde Yancy pode permitir, mais do que chegar aos 100 anos de vida, uma maior qualidade de vida.

  1. Manter-se fisicamente ativo

Largue o sofá horas a fio e dedique algum tempo do seu dia à prática regular de algum desporto. Se preferir, pode optar apenas por subir escadas e fazer caminhadas.

  1. Seguir uma dieta saudável

Estes são os pontos principais a respeitar na sua alimentação: ingerir 1,5 litro de água por dia; aumentar o consumo de fruta e de legumes frescos e, quando cozinhados, privilegiar os alimentos cozidos ou grelhados, com pouco sal.

  1. Alcançar e manter o peso ideal

A obesidade é uma condição que é transversal a todas as faixas etárias nas atuais sociedades ocidentais particularmente. Uma boa gestão entre os dois primeiros tópicos é uma das melhores formas de garantir que chega ao seu peso ótimo e o consegue sustentar.

  1. Fazer um controlo regular da saúde (valores de colesterol, pressão arterial, diabetes)

Controlar os seus valores e níveis de saúde deve ser um cuidado pessoal consigo e o seu próprio bem-estar. No entanto se respeitar as dicas anteriores já está a dar uma ajuda para que este ponto não o obrigue a marcar consultas regulares com o seu médico.

  1. Deixar de fumar (se for o seu caso)

O efeito prejudicial do tabaco para a saúde é conhecido e motivo de alerta em todos os lados que se vê um pacote de cigarros. Existem também várias formas de ir reduzindo ou mesmo cortar de vez com eles da sua vida.

Artigos relacionados
Comentários
Loading...