Como posso organizar os gastos nas prendas de Natal?
Antes de fazer grandes compras, é sempre importante planear onde é que esse dinheiro vai ser gasto. Para tal, temos de organizar um pouco melhor as nossas prioridades nesta quadra natalícia de forma a otimizar custos.
Existe, assim, uma série de medidas que pode adotar antes de fazer as suas compras de Natal.
Organizar os custos por passos:
Faça um orçamento de Natal;
Poupe o seu subsídio de Natal;
Reutilize as suas decorações;
Use a sua imaginação para as prendas;
Compare os preços;
Elabore uma lista de tarefas.
#1 – Faça um orçamento de Natal
Antes de ver o que vai gastar em presentes de natal, é importante perceber que outros custos fixos tem para este mês. No meio do caos de arranjar tudo é fácil esquecer que ainda temos outras coisas para pagar, como a prestação da casa, energia, água, entre outros.
Ao fazer um orçamento, está a considerar estes custos na sua despesa total. Já sabemos que deixar tudo preparado para os dias 24 e 25, desde a comida aos presentes, irá sempre ser um peso grande na sua carteira.
Esta é uma medida que pode muito bem evitar que chegue a janeiro com dívidas.
Para tal, preparamos um orçamento natalício num ficheiro Excel que pode usar para este propósito. Basta colocar todos os custos fixos que vai ter e depois juntar os gastos que prevê para o seu Natal.
#2 – Poupe o seu subsídio de Natal
Caso não o receba em duodécimos, o dinheiro extra do subsídio de Natal dá sempre um conforto adicional nesta altura. No entanto, há que ter o cuidado de pôr algum montante de parte e não o gastar todo em prendas de Natal.
Vai ser a sua grande ajuda para manter as finanças em ordem nesta altura do ano. Pode até aproveitar para colocar alguma parte na sua conta-poupança, aproveitar para fazer um depósito a prazo ou até um plano poupança-reforma.
#3 – Reutilize as suas decorações
As decorações de Natal são já uma grande parte desta tradição, mas aqui já é mais fácil reduzir custos. A solução passa por ver que decorações já tem e como as pode reutilizar, sem ter que gastar mais um tostão em compras.
Evitar o desperdício aqui é chave. Às vezes basta dar um toque pessoal ao que já tem em casa. Pode também consultar a internet (pesquise, por exemplo, “decorações de natal diy”) e encontrar muitas ideias práticas para a decoração.
#4 – Use a sua imaginação para as prendas
O valor dos presentes de Natal pode estar no que representam emocionalmente e não tanto no material. Nesse sentido, é possível inovar um pouco no tipo de prendas que pode dar, para não desequilibrar as suas finanças.
Dica para o seu presente:
Já pensou, por exemplo, em criar os seus próprios vouchers para oferecer aos seus amigos e familiares? Desde vouchers para cuidar dos mais pequenos para que os seus amigos possam ter um jantar a dois, aqui a imaginação não tem limites.
E que tal um álbum de fotografias, recordando os melhores momentos que passou com essa pessoa? Ou até um postal personalizado? Para além de ser uma medida sustentável e amiga do ambiente, dá sempre um toque pessoal que não se consegue comprar numa loja.
#5 – Compare os preços
Se vai mesmo a uma loja ou a um supermercado, é importante que reveja os preços que estão a ser praticados nesses estabelecimentos. É ao comparar várias opções que podemos retirar mais-valias às nossas compras de natal.
Aqui pode até usar plataformas como o OLX, para ver produtos que estejam num estado quase novo, ou o KuantoKusta, para avaliar quais são os preços mais interessantes no mercado. Veja bem a diferença no valor que iria estar a pagar ao utilizar estas soluções alternativas.
#6 – Elabore uma lista de tarefas
Com o aproximar da data, por vezes ter noção de tudo o que é preciso para a sua consoada é complicado. Aqui mais vale prevenir e fazer uma lista de tudo o que é preciso. Desde decorar a casa, a comprar os doces ou até mesmo tratar de algumas prendas de Natal.
Também não ponha toda a pressão das compras de Natal em si. Pode sempre dividir essas tarefas com a sua família e assim envolvê-los mais nas festividades.
Já sei os presentes de Natal que vou dar, e agora?
Está na altura de meter as mãos na massa e começar a arranjar as prendas para toda a sua família. Na altura das compras existem mesmo assim medidas que pode adotar de forma a reduzir ainda mais os seus custos.
Cuidados a ter na altura de comprar:
Comprar com alguma antecedência;
Utilizar os canais online;
Fazer as compras toda de uma vez;
Não cair na armadilha das “promoções imperdíveis”;
Aproveitar os descontos com os cartões de cliente;
Usufruir das vantagens dos cartões de crédito.
Comprar com alguma antecedência
Cuidado com o aproximar da data, tente comprar tudo o que precisa para o seu Natal o mais cedo possível. Assim evita também as filas de pessoas que podem ter também deixado as suas compras de Natal para a última hora.
Quanto mais perto do Natal forem feitas as compras, também mais elevados serão os preços que vai apanhar.
Utilizar os canais online
De forma a evitar as multidões dos centros comerciais, uma boa solução aqui é utilizar as lojas virtuais para comprar as suas prendas de Natal. Pode fazer todas as compras sem sair do conforto do seu sofá.
Para além de economizar o seu tempo, ainda consegue poupar ainda mais nos seus gastos. Isto porque muitas lojas disponibilizam promoções que não existem nos seus espaços físicos.
No que toca a compras online, um aspeto prioritário é a segurança das suas transações para que não seja vítima de fraudes . Verifique sempre se o website que está a utilizar tem a indicação “https” no início do endereço. Isto significa que os seus dados são encriptados.
Fazer as compras toda de uma vez
Aqui o objetivo é utilizar ao máximo o seu tempo e evitar deslocações extra que poderiam ser desnecessárias, poupando também em combustível e parques de estacionamento. Escolha um dia que lhe dê jeito e pode já resolver a questão das suas compras de Natal.
Certifique-se também que não se esqueceu da prenda de ninguém. Aqui vai lhe ser útil fazer uma lista com tudo o que vai precisar de comprar.
Não cair na armadilha das “promoções imperdíveis”
Se já tiver planeado o que precisa para os seus presentes de Natal, é menos provável que ceda “ao calor do momento” e que gaste um pouco mais numa promoção que viu de repente.
É importante, acima de tudo, seguir o orçamento que estipulou para não incorrer em gastos extra desnecessários. Ao ter a disciplina nos seus custos evita a tentação destas promoções.
Aproveitar os descontos com os cartões de cliente
Se tiver pontos acumulados em cartões de cliente, então aqui é a oportunidade perfeita para os gastar. Confira também se tem vales de desconto para uma próxima compra ou promoções em lojas parceiras.
O que acontece na maioria das vezes é que esses cartões de cliente são das suas lojas favoritas, ou seja, provavelmente já iria a esses estabelecimentos. É uma questão de juntar o útil ao agradável.
Usufruir das vantagens dos cartões de crédito
Se precisar mesmo de gastar quantias um pouco mais elevadas, então a utilização de um cartão de crédito é uma solução a considerar.
Compare cartões de crédito
Isto porque pode traduzir-se depois em vantagens como o cashback, em que pode recuperar uma determinada percentagem do que gastou nas prendas de Natal. Pode também acumular pontos, descontos ou milhas aéreas através do uso do cartão de crédito.
Aproveite mais a época natalícia
No final do dia, o importante é que desfrute da época natalícia de uma forma equilibrada e saudável, para si e para os seus entes-queridos. Às vezes é importante parar um pouco e respirar fundo para que o que realmente interessa se eleve perante o resto.
Não é preciso abusar na compra das prendas de Natal. Nestas ocasiões festivas, basta o mínimo para assegurar a boa disposição. De certeza que a sua família não quer que esteja cheio de dívidas já no início do próximo ano.
Uma vez organizados os custos, aproveite também para planear atividades para fazer com a sua família no conforto de casa, como ver um filme ou jogar jogos de tabuleiro.