<br><br><div align="center"><!-- Revive Adserver Asynchronous JS Tag - Generated with Revive Adserver v5.5.0 -->
<ins data-revive-zoneid="25" data-revive-id="6815d0835407c893664ca86cfa7b90d8"></ins>
<script async src="//com.multipublicacoes.pt/ads/www/delivery/asyncjs.php"></script></div>
Partilhar

Saiba tudo sobre o CSI. O apoio social para idosos mais desfavorecidos

Forever Young

Portugal tem a quarta maior percentagem de idosos na União Europeia. O número de cidadãos com mais de 65 anos ultrapassa os de 2 milhões.

A larga maioria dos pensionistas de velhice da Segurança Social tem reformas inferiores ao salário mínimo nacional, consumidores economicamente desprotegidos.

O que é o Complemento Solidário para Idosos?

O CSI é um apoio social, pago mensalmente aos idosos com baixos recursos financeiros e que lhes permite aumentar o dinheiro que têm mensalmente para as suas despesas essenciais. Mas muitos portugueses seniores desconhecem a existência deste apoio e, assim, não o solicitam junto da Segurança Social.

Quem tem acesso ao CSI?

O idoso que esteja numa das seguintes situações:

  •  Seja beneficiário de uma pensão de velhice ou de sobrevivência;
  •  Seja  beneficiário de um subsídio mensal vitalício;

Para além destes requisitos, o cidadão para ter acesso ao complemento solidário para idosos terá de ser um SÉNIOR. Ou seja, tem de ter a idade normal de acesso a uma pensão de velhice, que atualmente está nos  66 anos e dois meses.

Existem, ainda, outros critérios de acesso:

Os  rendimentos anuais do idoso têm de ser iguais ou inferiores a 5.059 euros (se não for casado, nem viver em união de facto) ou iguais ou inferiores a 8.853,25 euros (casal).
Há que salientar que para esta avaliação são tidos em conta, entre outros, rendimentos como a pensão de velhice, rendimentos de capitais, rendimentos prediais, rendimentos do trabalho por conta própria ou por conta de outrem.

Podem ainda entrar para o apuramento do valor dos recursos do sénior os rendimentos dos seus filhos. Tudo depende do escalão de rendimentos em que os filhos estão inseridos.

Como pedir o CSI?

Para solicitar este complemento o cidadão sénior deve dirigir-se a um balcão da Segurança Social ou a uma das Lojas do Cidadão espalhadas pelo país munido do cartão de cidadão, número de contribuinte e número da Segurança Social e dos requerimentos necessários preenchidos.

Este complemento pode  ser acumulável com outros subsídios?

Pode sim. O CSI é frequentemente acumulável com a pensão de velhice do regime geral, a pensão de invalidez do regime geral, a pensão de sobrevivência, a pensão social de velhice, pensão social de invalidez, o subsídio mensal vitalício, o complemento por dependência e com os benefícios adicionais de saúde.

Mais informação em: http://gasdeco.net/noticias/complemento-solidario-para-idosos/