Partilhar

Se a sua profissão implica falar em público, siga estas dicas para que tudo corra o melhor possível

A maioria das pessoas sente dificuldade em falar em público e é habitual pensar que os indivíduos que se mostram à vontade em situações de exposição o fazem naturalmente, sem qualquer esforço.

22 Junho 2021
Sandra M. Pinto

Se é verdade que existem certas pessoas naturalmente dotadas, a maioria dos que parecem ‘naturais’ têm um percurso de exigente trabalho de preparação e de treino.

A verdade é que o ‘medo do palco’, expressão importada da angústia que atores e performers do mundo artístico experimentam antes de uma peça, concerto etc., é uma característica do ser humano e que não é apanágio exclusivo dos artistas. Diante da pressão do ‘medo do palco’, as pessoas tendem a bloquear o seu potencial e as suas capacidades de comunicação ficam diminuídas precisamente na altura que são mais necessárias. E isto pode acontecer tanto num exame oral, como numa entrevista de emprego, numa apresentação de um trabalho em equipa, ou numa palestra perante uma larga plateia. O medo de fracassar perante a exposição pública pode paralisar o indivíduo.

Mas há muitas razões pelas quais a capacidade de falar em público o ajudará no seu desenvolvimento profissional. Por exemplo, trabalha frequentemente num pequeno grupo de projeto; pode ter a melhor ideia ou abordagem para resolver o problema, mas se não conseguir comunicá-lo melhor do que os outros membros da equipa, a sua ideia não será ouvida, refere a Adecco Portugal.

Poderá ser-lhe pedido para trabalhar no stand da empresa numa feira, onde deverá apresentar as características e benefícios dos produtos da empresa aos potenciais clientes. Poderá ser-lhe pedido que apresente um Livro Branco numa conferência da indústria dos seus pares. Ou poderá um dia tornar-se um empresário, onde se encontrará a apresentar o seu plano de negócios a um grupo de potenciais investidores. Seja como for, deve comunicar eficazmente para atingir os seus objetivos.

PONTOS-CHAVE PARA FALAR EM PÚBLICO

Para a maioria das pessoas, falar em público não é um atributo natural. Os bons oradores são feitos, não nascem. Mesmo aqueles que parecem ser oradores naturais seguem sempre três regras: preparar, praticar e personalizar. Além disso, nunca faz mal ter sempre em mente os seguintes pontos-chave:

#1 SER TRANSPARENTE E ACESSÍVEL

Crie uma ligação autêntica mostrando a sua vulnerabilidade: mostrar-se de forma genuína ajuda a encurtar a distância com o público e faz com que a sua mensagem tenha mais impacto.

#2 SER HONESTO E CORAJOSO

Fale francamente sobre as coisas pessoais que tendemos a esconder. A verdade é libertadora e comunicá-la ao público destrói os receios sobre a forma técnica do seu discurso.

#3 COLOCAR ENERGIA, SENTIMENTO E PROPÓSITO NO DISCURSO PÚBLICO

Abrace os medos e use a energia nervosa em seu proveito. O orador traz energia ao seu público através da paixão e emoção, o que torna os discursos mais memoráveis. Transmita as suas emoções ao seu público e ligue-se ao propósito da sua conversa para a tornar mais impactante.

#4 USAR LINGUAGEM CORPORAL ELEGANTE

Pratique os gestos de mãos e toda a linguagem corporal de forma que o seu corpo se torne uma extensão da sua mensagem. O público deve ser cativado e não distraído pelo que está a fazer com o seu corpo. Distribua o seu peso igualmente, seja simétrico com a sua postura, mostre as suas mãos, olhe diretamente para a audiência e estabeleça contacto visual quase constante.

#5 INTERAGIR COM O SEU PÚBLICO

Os oradores mais carismáticos, charmosos e magnéticos envolvem pessoalmente o público e estabelecem uma relação sincera. Referem-se a oradores anteriores, lembram-se de nomes e detalhes, e colocam a audiência do seu lado desde o início.

#6 TRABALHAR A SUA ‘ATITUDE’

Não seja uma daquelas pessoas que se iludem a si mesmas a pensar que os seus complexos e falta de graça sociais são manifestações sinceras de individualismo ou de uma personalidade ‘autêntica’. As pessoas não o ouvem, ou não respeitam o seu ponto de vista, se estiver continuamente de uma forma estranha, abrupta, disruptiva ou embaraçosa. Em suma, se for arrogante, pode acabar por minar a causa ou ideia que está a apresentar, porque vai levar as pessoas a discordarem de si. A forma como se comunica com as pessoas é importante, estabelecer empatia é fulcral. Pode estar perante uma audiência justa ou empurrar as pessoas para o campo oposto – a escolha é sua!

Qualquer pessoa pode tornar-se um grande orador público. É preciso apenas preparação, prática e um pouco de personalidade. Falar em público é uma competência que o ajudará tanto na sua vida profissional como pessoal.

Mais Recentes

Mudança de horário: é assim que a chegada da hora de inverno pode afetar a sua saúde, revelam os especialistas

há 16 horas

As melhores cidades do mundo para viajar em 2025 são…

há 16 horas

Um elefante e um burro: revelamos porque são estes animais os símbolos dos dois partidos nos Estados Unidos da América

há 16 horas

Uma sondagem global sobre as eleições de 2024 nos Estados Unidos da América revela qual dos dois candiadatos é o preferido dos portugueses

há 17 horas

Turismo chega ao último trimestre do ano mais confiante num 2024 recorde

há 17 horas

Uma questão controversa (ou nem por isso): como amar a grande arte feita por péssimas pessoas?

há 18 horas

Dia Mundial da Massa: este é o país onde se consome mais este alimento (e há um prato que é o preferidos dos estrangeiros)

há 18 horas

Uma das mais famosas (e belas) cidades da europa vai aumentar taxa de entrada para turistas para 10 euros: saiba quando

há 18 horas

Nova criação de Tiago Rodrigues “No Yogurt for the Dead” na Culturgest em fevereiro

há 19 horas

Óbito: Morreu o ator brasileiro João Rebello que entrou em Vamp’ e ‘Cambalacho

há 19 horas

Avatim lança campanha de Halloween explorando o lado misterioso das fragrâncias

há 21 horas

Encefalopatia Traumática Crónica: conheça aquela que é conhecida como a Demência Pugilística

há 21 horas

Óbito: Morreu o pugilista brasileiro Maguila

há 21 horas

Proteja a sua saúde: nunca reaqueça estes alimentos

há 22 horas

14 exposições de arte para ver na Europa no decurso do outono

há 22 horas

Inaugurada adega do Paço do Curutelo, após investimento de 3,4 milhões de euros

há 22 horas

Prepare-se: a vida deste signos vai mudar (e muito) até ao fim do ano

há 22 horas

Especialista em viagens de luxo revela 5 segredos para viajar como os mais ricos

há 22 horas

Entrevista: «É importante compreender que, na maioria dos casos, a disfunção eréctil é um sintoma de outro problema subjacente», Nuno Tomada, urologista e andrologista

há 23 horas

Clinica portuguesa assina acordo de cooperação com unidade de saúde do Médio Oriente

há 24 horas

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.