Segundo dados da Autoridade da Mobilidade e dos Transportes (AMT), fornecidos ao Público, entre as quase 29 mil reclamações recebidas em 2024, apenas 121 foram relacionadas com comportamentos ruidosos ou pouco urbanos por parte dos passageiros. Ainda assim, estas situações podem originar multas entre 50 e 250 euros.
A Comboios de Portugal (CP) reconhece o problema e está a avaliar a criação de carruagens dedicadas ao silêncio, sobretudo nos serviços de longo curso, como o Alfa Pendular, tal como já acontece em países como França, Alemanha ou Itália. A empresa já emite avisos nos comboios para incentivar o uso responsável do som e admite estar a reavaliar a sua posição.
No transporte rodoviário, a Rede Expressos e a Flixbus admitem que o ruído pode ser uma fonte de desconforto, mas indicam que as reclamações continuam pontuais. A Rede Expressos já inclui vídeos a bordo com sugestões de boa conduta, incluindo avisos sobre o volume do telemóvel.
Já a Flixbus recolhe sugestões dos passageiros através de um inquérito de satisfação após cada viagem. E algumas dessas propostas envolvem precisamente a recomendação explícita do uso de auriculares. A transportadora está a considerar incluir esse lembrete nos avisos de início de viagem, se a situação se tornar mais frequente.