Muito comuns em muitas cozinhas, principalmente se houver crianças pequenas em casa, os nuggets de frango não são uma opção particularmente saudável. Por ser um alimento ultraprocessado , contém uma quantidade de gorduras saturadas que se somam às da preparação, na maioria das vezes, fritas.
A carne que contém é de má qualidade e agora esta pesquisa científica analisou o que há dentro dessas massas. A pesquisa do Richard D de Shazo, professor de medicina e pediatria da Universidade do Mississippi, dissecou o interior desses alimentos de dois conhecidos estabelecimentos de fast food resultando numa pouco agradável surpresa.
Os resultados mostraram que os nuggets do primeiro restaurante, sem contar a massa, era composta por 50% de tecido muscular, os outros 50% eram de gordura, alguns vasos sanguíneos e nervos , além de «quantidades generosas de epitélio [ pele e outros órgãos] e outros tecidos». A nível nutricional era composto por 56% de gordura, 25% de hidratos de carbono e apenas 19% de proteína.
Por sua vez, o segundo nugget era composta por 40% de músculo esquelético e «quantidades generosas de gordura e outros tecidos, incluindo tecido conjuntivo e osso». A nível nutricional era composto por 58% de gordura, 24% de hidratos de carbono e 18% de proteína.
«Se as pessoas souberem o que compões este alimentos nunca mais o comeriam», assegura o pesquisador.
O alto teor de gordura e vísceras desses animais levou Shazo a criticar o fato de as marcas lhe darem o titulo de frango , «quando não é isso que acontece».
«De inicio é um produto muito saudável, a carne branca magra, mas depois de processada surge como um produto gorduroso, cheio de açúcar e gordura», acrescentou.