Partilhar

Se é apreciador de vinho (e boa gastronomia) não perca esta acontecimento

Enoturismo em destaque a partir do dia 20 de fevereiro, na Alfândega do Porto

18 Fevereiro 2023
Sandra M. Pinto

Um coletivo de Chefes Michelin, Wine Legends de Portugal e Sommeliers premiados vão ser os protagonistas da Portugal’s Biodiversity Wine & Food Experience,  que será realizada na próxima segunda-feira, dia 20 de fevereiro, a partir das 19:30, no Edifício da Alfândega do Porto. Neste jantar espetáculo, que abre o Wine & Travel Week, participam os Chefes Rui Paula (** Michelin) e Arnaldo Azevedo (* Michelin), os Sommeliers: António Lopes e Marc Pinto ( Prémios Me[1]lhor Sommelier de Portugal), os  Wine Legends: Álvaro de Castro, António Cerdeira, Charles Symington, João Portugal Ramos, Jorge Rosas e Luís Pato. Um momento para provar a identidade portuguesa numa atmosfera singular, inspirada na diversidade ímpar de Portugal, temperada por diferentes expressões artísticas, da alta gastronomia às artes performativas.

 

O futuro da indústria mundial de enoturismo estará em foco nos dias 21 e 22 de fevereiro, terça e quarta-feira, também na Alfândega do Porto. Entre as  09:30  e as 17:30 será realizada a Feira Profissional que promoverá e dará a conhecer marcas e projetos de enoturismo de todo o mundo. Ao longo dos dois dias, em paralelo, serão organizadas outras iniciativas, nomeadamente entre as 09:30  e as 12:30 serão promovidas Reuniões B2B, reuniões de negócios com as empresas e os projetos representados na feira, que mostram a diversidade da oferta de mais de uma dezena de países, por entre Europa, Américas, África e Oceania. Mais perto do almoço, às 12:00, 12:30 e 13:00 será a hora das WTW PopUps  – criando momentos de inspiração na interação promovida por apresentações de 30 minutos que animarão o palco central da área de expositores, com a Rota dos Vinhos e Enoturismo do Porto e Norte, o Turismo do Centro de Portugal e o projeto HumanWinety.

 

A gastronomia criará momentos únicos nestes dois dias do Fórum. Na terça-feira, dia 21, entre as 13:30 e 14:45 será organizado o PORTUGAL’S SEA – WINE & FOOD EXPERIENCE*, no qual os participantes vão poder provar o que de melhor o Atlântico oferece num menu harmonizado com vinhos da região de Lisboa e dos Vinhos Verdes. Em palco, Chefe Vitor Matos (* Michelin), Chefe Fernando Santos e Chefe Pasteleiro Francisco Gomes.

Enquanto na quarta-feira, dia 22, entre as 13:30 e as 14:45, será promovido o PORTUGAL’S EARTH – WINE & FOOD EXPERIENCE*, criando tempo para provar o que da terra nasce num menu harmonizado com vinhos das regiões da Bairrada, da Beira Interior e do Dão. Em palco, Chefe Vitor Matos (* Michelin), Chefe Fernando Santos e Chefe Pasteleiro Francisco Gomes.

 

O Centro de Congressos da Alfândega do Porto acolherá mais de uma centena de compradores internacionais – operadores turísticos especializados em enoturismo, consultores e agentes de viagem, que ao longo da tarde do dia 21 de fevereiro,  entre as 15:00  e as 18:00, será promovido o debate com o Fórum que terá como foco “Enoturismo: Digital & Sustentabilidade”, no qual vão ser abordados os desafios da transformação digital e da sustentabilidade ambiental, social e económica no mundo do enoturismo. Os painéis serão moderados e protagonizados por oradores de três continentes, África, Oceânia e Europa, representando oito países e os projetos mais emblemáticos das suas empresas. Entre as 18:00  e as 19:30 será tempo para descansar e os convidados se prepararem para a próxima experiência que terá inicio entre as 20:00 e as 23:00: o BEST OF WINE TOURISM AWARDS CEREMONY & DINNER, no MUSEU DO CARRO ELÉCTRICO*, que será o tempo para celebrar o vencedor Internacional e os vencedores Regionais do Porto e Douro e dos Vinhos Verdes, da edição 2022 do Prémio Best of Wine Tourism. A cidade do Porto é membro fundador da rede Great Wine Capitals, que, desde 2001, promove a competição anual Best of Wine Tourism, premiando a inovação e a excelência em algumas das maiores regiões vinhateiras do mundo.

 

No dia seguinte, dia 22 de fevereiro, entre as 15:00 e 18:00, o Fórum debaterá “Enoturismo: Negócio, Inovação e Pessoas”. Entre as 20:00  e 23:00 o World Wines Party by Sogrape – Caves Ferreira, será promovida uma festa com o apoio de uma das maiores empresas familiares do mundo do vinho. Afinal quem nunca ouviu falar em Mateus Rosé ou Barca Velha, levante a mão!? Os convidados da WTW vão conhecer os rótulos do universo Sogrape produzidos na Argentina, Chile, Espanha, Nova Zelândia e Portugal, numa festa surpreendente.

 

O programa seguirá de quinta a domingo, de 23 a 26 de fevereiro, para o Porto e Norte, Centro de Portugal, Lisboa, Alentejo e Ribatejo, Algarve, Açores e Madeira. Para os que deixam o Porto, será tempo para percorrer Portugal de lés a lés e viver mais de 40 experiências de enoturismo, em sete programas especialmente desenhados para as delegações de compradores e jornalistas que participam na WTW. Para quem fica no Porto, será tempo de continuar a viver em modo WTW, desta vez na 19ª edição do Essência do Vinho – Porto, a principal experiência do Vinho em Portugal, no Palácio da Bolsa.

 

Mais Recentes

Infarmed suspende a comercialização e retira do mercado nacional todos os lotes deste produto

há 27 minutos

Nunca, mas nunca mesmo, diga isto aos seus netos

há 28 minutos

Um dos snaks mais apreciados em Portugal vem da planta mais venenosa do mundo: há dúvidas sobre o seu consumo

há 35 minutos

Tem dúvidas sobre quando deve regar as suas plantas? Descubra um truque infalível e resolva a situação

há 42 minutos

Ninguém os aguenta: conheça os signos mais insuportáveis e descubra se o seu está na lista

há 2 horas

Óbito: Morreu monsenhor Weber Machado

há 3 horas

Está preparada? A revolução na cozinha chegou: está aí a Nova Bimby TM7

há 3 horas

Revelada data e hora para o funeral de Pinto da Costa

há 3 horas

Presidente da Câmara do Porto decreta luto municipal na segunda-feira devido à morte de Pinto da Costa

há 3 horas

Residentes em zonas raianas procuram cada vez mais serviços médicos em Espanha

há 3 horas

Bernardino Silva, o médico que há 40 anos criou raízes em Alvaiázere

há 3 horas

Anorexia: psiquiatra alerta para aumento de casos em todas as idades

há 3 horas

Quer uma Fritadeira de Ar Quente? Esta do Pingo Doce está com 55% de desconto

há 6 horas

Tem mais de 65 anos? Cuidado, saiba que está entre os que mais partilham noticias falsas no Facebook

há 7 horas

Sabia que dormir demais pode aumentar o risco de demência?

há 21 horas

Óbito: Morreu Pinto da Costa

há 21 horas

A monarquia britânica e algumas das suas particularidades verdadeiramente espantosas

há 23 horas

Quer chegar aos 90 anos? Descubra aqui o segredo

há 1 dia

São verdadeiros “meninos da mamã”: conheça os signos mais mimados

há 1 dia

Dia Internacional da Criança com Cancro: Desmistificar possíveis efeitos do pó de talco

há 1 dia

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.