<br><br><div align="center"><!-- Revive Adserver Asynchronous JS Tag - Generated with Revive Adserver v5.5.0 -->
<ins data-revive-zoneid="25" data-revive-id="6815d0835407c893664ca86cfa7b90d8"></ins>
<script async src="//com.multipublicacoes.pt/ads/www/delivery/asyncjs.php"></script></div>
Partilhar

Se gostava de ser o dono de um castelo japonês esta pode ser a sua oportunidade: basta ter 60 mil euros

24 Junho 2024
Sandra M. Pinto

O edifício data de 1991 e pertencia ao proprietário de uma fábrica de bonecas. A reparação dos danos custaria quase 50 mil euros, aos quais teriam de ser acrescentados mais de 9 mil euros entre impostos e comissões imobiliárias.

Um castelo de seis andares, construído às margens de um lago na cidade de Akabira, na província nortenha de Hokkaido, foi colocado à venda por cerca de 61.602 euros. A construção, em betão e aço armado, data de 1991 e pertencia ao proprietário de uma tradicional fábrica de bonecas japonesa, como explicou à EFE Stephen Underwood, o agente imobiliário que gere a sua venda.

O proprietário criou bonecas para duas datas específicas do calendário japonês, o Dia das Meninas e o Dia das Crianças, comemorados todos os 3 de março e 5 de maio, respetivamente, mas perdeu a fortuna quando a taxa de natalidade começou a cair .

A imobiliária acredita que o castelo poderá agora ser utilizado para instalar um hotel boutique, um parque temático ou uma cafetaria de design, negócios muito distantes do que ali se desenvolveu inicialmente: uma montra dos bonecos criados na fábrica com um restaurante e loja de presentes.

A reparação dos danos no edifício custaria 49.302 euros, pelo que o preço do castelo quase duplicaria. O imposto predial, que depende da dimensão do imóvel, seria de mais 7.393 euros e a comissão do agente intermediário acrescentaria 2.440 euros.