A Mercadona abre hoje no Taguspark, em Oeiras, o primeiro supermercado da marca no distrito da Lisboa.
Esta é a 39.ª loja da marca espanhola em território nacional. A empresa contratou cerca de 65 colaboradores para este supermercado.
À semelhança dos outros supermercados, também este dispõe de uma área de vendas de 1.900 m2 divididos entre as secções de Talho, Peixaria, Charcutaria, Pastelaria e Padaria, Perfumaria, Cuidado do Lar e Animais de Estimação, Frutas e Legumes, Garrafeira e Pronto a Comer com self-service e várias opções de pratos preparados para levar para casa ou aquecer e comer na zona de mesas existente no supermercado.
Todas as novas lojas da Mercadona são construídas respeitando o Modelo de Loja Eficiente que a empresa está a implementar em toda a cadeia, com corredores amplos, poupanças energéticas de até 40% comparativamente a uma loja convencional, entrada com vidro duplo que evita correntes de ar, lineares específicos de sumos refrigerados, mural de sushi, charcutaria com presunto cortado à faca e embalado no momento e uma máquina de sumo de laranja espremido na hora.
Esta loja conta com 155 lugares de estacionamento e 2 lugares destinados ao carregamento de veículos elétricos indo ao encontro do compromisso da empresa para com a mobilidade elétrica.
A Mercadona aposta nas energias renováveis, designadamente através da instalação de painéis solares nos supermercados. É o caso desta loja, em Oeiras, onde existem 532 painéis solares com capacidade para produzir 200kW. Ao gerar energia renovável de origem fotovoltaica nas coberturas das lojas, para autoconsumo, a empresa poupa aproximadamente 20% de energia elétrica anualmente.
A Mercadona abriu o primeiro supermercado em Portugal em 2 de julho de 2019, em Canidelo, Vila Nova de Gaia.
Em 2021, o grupo registou um volume de vendas de 415 milhões de euros e “pagou 62 milhões de euros em impostos através da empresa portuguesa Irmãdona Supermercados, sediada em Vila Nova de Gaia”.
Terminou o mesmo ano com uma equipa de 2.500 colaboradores e um investimento em Portugal de 110 milhões de euros, segundo os dados divulgados.