Partilhar

Se mora no Porto importa saber que Campanhã ganha praça e estação requalificada para receber alta velocidade

Campanhã vai ganhar uma nova praça na zona oriental da estação de comboios, que será requalificada e ganhará uma passagem superior à linha, ligando todos os meios de transporte, no âmbito da introdução da alta velocidade ferroviária no Porto.

18 Janeiro 2024
Forever Young

“Deverá ser criada (…) uma nova praça da estação (Praça da Estação AV), dotada de rampas de acesso ao novo estacionamento público que lhe ficará por baixo”, com 620 lugares, pode ler-se no programa preliminar da estação de Campanhã, elaborado no concurso público do primeiro troço da linha de alta velocidade, a que a Lusa teve acesso.

Nesta nova praça, situada junto à atual Moagem Ceres, “deverá ser assegurada a interface com outros modos de transporte, a ligação ao Terminal Intermodal de Campanhã (TIC) e à rede viária municipal”, tendo em conta o Plano de Urbanização de Campanhã (PUC), que será apresentado na manhã de sexta-feira na Câmara do Porto pelo arquiteto e urbanista catalão Joan Busquets.

A implementação da alta velocidade na estação de Campanhã “implica o alargamento, para nascente, dos atuais limites da estação, assim como a consequente afetação da Rua Pinheiro de Campanhã, que deverá ser restabelecida visando assegurar a sua ligação à Rua do Freixo”, cuja passagem inferior à linha deverá continuar a ser assegurada.

A Rua Pinheiro de Campanhã será afetada pela “construção das novas plataformas AV [alta velocidade]”, criando-se um “novo arruamento, que aproveita as infraestruturas recentemente criadas, a norte, pelo Município do Porto, no âmbito do TIC [Terminal Intermodal de Campanhã]”, e que “deverá desenvolver-se para sul, ligando-se à Rua do Freixo”.

No local da nova praça “deverá ser construído um novo edifício de passageiros (…), implantado a nascente da atual estação, dedicado ao serviço de passageiros AV e servindo, igualmente, as plataformas das linhas convencionais”, através de uma passagem superior pedonal (PSP).

A nova passagem superior “atravessará a totalidade da estação, no eixo nascente/poente, ligando a praça da estação AV e respetiva interface multimodal (a nascente) às plataformas de passageiros das futuras linhas I a XI, ao passadiço de ligação ao centro empresarial de Campanhã, à praça do Terminal do Douro e Minho, à estação do Metro do Porto e ao terminal da STCP”, detalham os documentos.

Atualmente existem duas passagens inferiores pedonais (PIP) em Campanhã, a norte (que liga ao TIC, à estação de metro e o terminal de autocarros urbanos) e a sul (apenas ferroviária). No âmbito da reformulação da estação, a “PIP sul deverá ser prolongada para garantir o acesso às Plataformas AV e à via pública a nascente da estação”, e a “a PIP norte deverá ser adaptada para se ligar às plataformas AV”.

Quanto às novas plataformas, adicionadas à atual estação, terão 420 metros de extensão e 10 de largura, mas apenas “deverão ser cobertas numa extensão de 220 metros”.

“As zonas de acesso à PIP Sul e ao edifício de passageiros AV deverão ser abrangidas pela nova cobertura”, e as atuais coberturas da estação “deverão ser demolidas para dar lugar à nova PSP” e às novas coberturas, devendo ainda obedecer a uma “conceção modular, de forma a facilitar a eventual futura expansão da área coberta até à PIP Norte”, que, por agora, ficará descoberta.

A passagem inferior pedonal Norte, aberta recentemente e que dá acesso ao Terminal Intermodal de Campanhã, “deverá ser adaptada para garantir o acesso às Plataformas AV”, que lhe deverão dar acesso “através de escadas convencionais”, prevendo-se ainda a instalação de um elevador.

A estação terá também uma esquadra de polícia, escritórios e espaços comerciais.

Os comboios chegarão a Campanhã através de uma nova ponte rodoferroviária a construir no âmbito do projeto de alta velocidade, cujo concurso público para o troço Porto-Oiã foi lançado na semana passada.

A linha de alta velocidade deverá ligar Porto e Lisboa em cerca de uma hora e 15 minutos, com paragens possíveis em Gaia, Aveiro, Coimbra e Leiria.

Mais Recentes

Proteja a sua casa da energia de vizinhos tóxicos e negativos: quer saber como?

há 34 minutos

O novo ano está mesmo a chegar e são estes os signos que vão ganhar muito dinheiro em 2025

há 1 hora

Arts Hotel Porto inaugura exposição coletiva de pintura

há 2 horas

Por pouco mais de 1 euro adeus ao suor e ao mau cheiro. Mas despache-se: já há filas na Mercadona à procura deste desodorizante maravilha

há 2 horas

WhatsApp anuncia nova função para transcrever áudios: saiba como a ativar

há 3 horas

O significado da capa “framboesa” e do vestido preto da Rainha Letizia no retrato barroco de Annie Leibovitz

há 3 horas

A marca coreana de cuidados para a pele mais viral do TikTok já chegou a Portugal

há 3 horas

O melhor ‘Lip Gloss’ está na Mercadona: por 4 euros consiga uns lábios maiores e mais brilhantes

há 3 horas

Capital Verde Europeia 2026 é portuguesa

há 3 horas

Óbito: Morreu Jim Abrahams, realizador de Aeroplano ou Aonde é que Pára a Polícia?

há 5 horas

Óbito: Morreu John Tinniswood, o homem mais venho do mundo

há 5 horas

Óbito: morreu o farmacêutico Joaquim Chaves, fundador da Joaquim Chaves Saúde

há 5 horas

Cancro da próstata: testemunho de José Graça, vice-presidente da Associação Portuguesa de Doentes da Próstata

há 5 horas

Celebre o Natal em grande: se fizer a sua reserva nestes restaurantes até dia 30 de novembro tem 15% de desconto

há 6 horas

Sonha com a altura em que pode ir para a reforma? Saiba que nestes países pode reformar-se bem mais cedo do que em Portugal

há 6 horas

Cancro da próstata: «À medida que a esperança média de vida aumenta, observa-se um aumento da incidência e da mortalidade», Rui Diniz, oncologista

há 6 horas

«Réveillon inesquecível» é a garantia do Lisbon Marriott Hotel para a última noite do ano

há 6 horas

Johnson & Johnson Innovative Medicine Portugal junta-se ao IPO do Porto para estudar doentes da próstata em estadios precoces da doença

há 6 horas

A Padaria Portuguesa tem cá uma lata! E com ela dá música aos clientes

há 7 horas

O robot de cozinha mais completo e avançado regressa ao Lidl e está 150 euros mais barato

há 7 horas

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.