Partilhar

Se não quer chegar ao fim do mês sem dados móveis siga estas dicas e saiba como economizar

No Verão, o consumo de dados móveis aumenta. E é compreensível, afinal, estamos mais fora de casa a aproveitar o calor e o sol para estar na praia, na esplanada ou até mesmo passear. Para quem que não consegue estar offline durante muito tempo, a DECO PROteste deixa dicas que ajudam a poupar dados móveis. 

20 Agosto 2024
Forever Young com DECO

Dependendo do tipo de tarifário e da quantidade de dados disponível, se esse limite for ultrapassado a factura dispara.

Vídeos, jogos e redes sociais são os maiores responsáveis pelo consumo de dados.

As aplicações de streaming de vídeos, como a Netflix ou o YouTube, são as principais responsáveis pelo consumo de dados móveis. A Netflix consome 0,3 GB por hora na definição padrão, 1 GB em HD, 3 GB em Full HD e cerca de 7 GB em Ultra HD (4K). Já o YouTube consome 0,5 GB por hora em SD, aproximadamente 1,1 GB por hora em HD, 2,25 GB por hora em Full HD e 9 GB por hora em 4K.

No caso das redes sociais de vídeos curtos, como o TikTok, um vídeo de 15 segundos requer em média cerca de 4 MB de dados. À medida que faz scroll pelo feed, os vídeos transmitidos continuamente fazem com que o volume de dados gastos disparem. Na definição padrão, uma hora de utilização contínua consome em média 840 MB de dados, embora possa variar consoante o conteúdo. O Instagram Reels, na definição padrão, consome cerca de 1,2 GB por hora, e o YouTube Shorts, o mais poupado, soma aproximadamente 360 MB de dados para uma hora de consumo.

À semelhança das aplicações de streaming de vídeo, as redes sociais também são uma grande fonte de consumo de dados. Ao fazer scroll pelo Instagram é possível gastar, em média, entre 90 e 300 MB de dados numa hora. Os jogos, por outro lado podem levar um utilizador a gastar entre 50 e 100 MB por hora de jogo.

Truques para poupar dados móveis:

Redes Wi-Fi gratuitas

Ligue-se, sempre que possível, a uma rede Wi-Fi. Hotéis, restaurantes, aeroportos, cidades com rede Wi-Fi gratuita… Existem centenas de locais onde pode prescindir do uso dos dados móveis. Os telemóveis usam, por predefinição, as redes Wi-Fi em vez dos dados móveis e, se estiver quase sempre ligado a Wi-Fi grátis e a hotposts, irá conseguir uma grande economia de dados móveis.

No entanto, lembre-se de que não deve usar uma rede pública para operações que exijam segurança, como aceder ao seu banco. Nestes casos, use os seus dados móveis ou uma ligação Wi-Fi segura.

Desactive downloads e actualizações com dados móveis

Ao fazer downloads ou actualizações de aplicações com os seus dados móveis também pode estar a gastar um grande volume de dados. Certifique-se de que os downloads de apps são realizados apenas quando estiver ligado a uma rede de Wi-Fi.

Veja que aplicações consomem mais dados

A melhor forma de poupar dados móveis é identificar as aplicações que estão a ser responsáveis pelo maior consumo. Por exemplo, se chegar à conclusão que gasta quase todos os dados no YouTube, poderá tentar reduzir o número de vídeos que visualiza fora de casa ou baixar a qualidade dos vídeos.

Evite a reprodução automática de vídeos

Ao navegar nas redes sociais, os vídeos e outros conteúdos são automaticamente reproduzidos, uma configuração que é responsável por um consumo muito elevado de dados móveis. O Instagram, por exemplo, não permite desactivar a reprodução automática de vídeos. No entanto, noutras aplicações, bastam alguns cliques para desactivar esta opção.

No WhatsApp, por exemplo, basta ir a Definições > Armazenamento e dados e, em Descargas automáticas, escolher apenas a ligação Wi-Fi para fotografias, ficheiros de áudio, vídeos e documentos.

Active o modo de economia de dados

Há várias aplicações que contam com o recurso de economia de dados, tanto em dispositivos Android como em dispositivos iOS, da Apple. Os sistemas operativos da Google e da Apple já contam com essa opção de forma nativa, mas a funcionalidade integrada em algumas aplicações, como Facebook, Instagram, TikTok, YouTube ou Chrome, dá um controlo ainda maior do consumo de dados.

Controle o consumo de dados

Tente controlar o volume de dados que está a consumir e active os limites de uso de dados. Pode fazê-lo directamente no seu telemóvel Android através das definições. No iPhone poderá usar aplicações de terceiros. É possível, ainda, ir consultando o saldo usando o serviço do seu operador de telecomunicações. Receba um aviso quando atingir o consumo de 80% do pacote de dados. Lembre-se, contudo, que este aviso poderá chegar tarde de mais para tentar reequilibrar o seu consumo até ao final do período de contagem.

Faça downloads do que necessita para usar offline

Prefira usar algumas aplicações em modo offline. As apps de navegação por GPS, como o Google Maps, por exemplo, permitem descarregar mapas para usar sem internet. Plataformas de streaming de séries e filmes, como a Netflix, a Amazon Prime ou a Max, também permitem fazer download prévio de conteúdos para ver offline.

Verifique se o seu tarifário ainda é o mais adequado

Se depois de alterar estas configurações perceber que o tarifário que usa actualmente não é suficiente para a sua utilização, procure um tarifário mais adequado às suas necessidades, com a ajuda do simulador da DECO PROteste.

Mais Recentes

Especialista em cerveja deixa um alerta para quem compra garrafas (em vez de latas) no supermercado

há 2 horas

O alerta vem dos especialistas: saiba o que fazer se vir o azeite com este aspeto no supermercado ou em casa

há 2 horas

Óbito: Morreu Tito Jackson, irmão mais velho de Michael e membro dos Jackson 5

há 2 horas

Se quer ter uma vida sexual melhor seja solidário (e altruísta)

há 3 horas

Melanoma metastático: medicamentos ajudam doentes a sobreviver sem cancro 10 anos depois

há 3 horas

Casa grátis, emprego permanente e salário de 1.700 euros é a oferta desta empresa sediada num das mais belas cidades dos Pirenéus

há 4 horas

Estudo mostra que o cérebro da mulher perde massa cinzenta e volume durante a gravidez

há 4 horas

Estes são os alimentos que os chineses comem para viver mais de 100 anos

há 4 horas

Contrato por tempo indeterminado e salário de 1.600 euros: a oferta é do El Corte Inglés

há 5 horas

Apenas 2% das pessoas têm esta cor de olhos: este estudo revela a razão

há 5 horas

Feitos regularmente estes três exames de sangue são cruciais para prevenir doenças

há 5 horas

Especialistas aconselham a que não se coma (nunca) estes tipos de queijo

há 6 horas

Este chá reduz o açúcar no sangue e tem seis vezes mais cálcio do que o leite

há 6 horas

Na Suécia os legumes crescem dentro dos supermercados desta cadeia

há 6 horas

Vírus do Nilo Ocidental continua a alastrar e a levantar preocupações aqui bem perto

há 7 horas

A fusão perfeita entre chocolate e texturas crocantes: é assim que esta marca apresenta os novos chocolates

há 7 horas

Dia Mundial da Pessoa com Doença de Alzheimer: este fim de semana “partilhe uma memória inesquecível”

há 7 horas

Dia do Animal: campanha promove a adoção responsável de animais de companhia

há 7 horas

Havaianas também é sinónimo de ténis: são sustentáveis e perfeitos para o outono

há 7 horas

Encontro entre a técnica japonesa e os sabores mediterrânicos, é assim o menu deste restaurante

há 7 horas

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.