Esquecer de verificar a ortografia do texto
Embora a maioria das pessoas associe mensagens de texto com acrônimos de gíria, também é verdade que estamos mais tolerantes com erros ortográficos e gramaticais quando enviamos mensagens de texto. Isso faz muito sentido, já que a velocidade da resposta e a mensagem geral são mais importantes ao reagir a um vídeo de gato fofo do que gramática e pontuação. Mas a mesma regra NÃO se aplica a e-mails. Espera-se que se verifique a sua ortografia, gramática e pontuação.
Demorar muito para responder
No mundo moderno, demorar vários dias para responder a um e-mail é considerado um erro grave.
Clicar em “responder a todos” com muita frequência
O recurso “responder a todos” é muito útil se quiser que várias pessoas que também receberam o mesmo e-mail participem numa conversa. Se você tem algo importante a dizer, partilhe com outras pessoas, mas muitas pessoas tendem a abusar desse recurso, inundando a conversa com correções desnecessárias, detalhes ou até mesmo conversa fiada.
Sobrecarregar o e-mail com emojis
São uma grande parte da comunicação online e podem realmente economizar muito tempo e ajustar o tom de uma conversa escrita de sério para alegre, ou de sarcástico para sincero. Pode usar emojis para evitar mal-entendidos e economizar tempo. Um e-mail oficial ou profissional não beneficiará com o uso excessivo de emojis.
Explicar demais
Aas trocas de e-mail precisam de ser precisas e concisas. Pelo menos, essa é a atitude cortês e conscienciosa a se fazer num ambiente profissional ou em qualquer outro ambiente formal. O melhor lugar e ocasião para exercitar habilidades de escrita, expressar sentimentos e descrever eventos em detalhes são e-mails privados.