<br><br><div align="center"><!-- Revive Adserver Asynchronous JS Tag - Generated with Revive Adserver v5.5.0 -->
<ins data-revive-zoneid="25" data-revive-id="6815d0835407c893664ca86cfa7b90d8"></ins>
<script async src="//com.multipublicacoes.pt/ads/www/delivery/asyncjs.php"></script></div>
Partilhar

«Seja ainda mais saudável: dê sangue regularmente», revela este estudo

12 Março 2025
Forever Young

Dar sangue frequentemente pode melhorar a saúde das células sanguíneas e reduzir o risco de leucemia, segundo um novo estudo.

O estudo foi realizado por Hector Huerga Encabo, do Francis Crick Institute, em Londres. O estudo centrou-se em 217 homens com idades compreendidas entre os 60 e os 72 anos na Alemanha, que tinham doado sangue mais de 100 vezes, e comparou-os com 212 homens da mesma idade que tinham doado menos de 10 vezes.

«Os dadores frequentes tinham mais probabilidades de ser portadores de mutações num gene chamado DNMT3A, associado à produção de células sanguíneas mais saudáveis», revelam os cientistas.

A experiência modificou geneticamente células estaminais do sangue com estas mutações e expôs algumas células à hormona eritropoietina (EPO), que o corpo liberta naturalmente após a perda de sangue para estimular a produção de células sanguíneas.

Ao longo de um mês, as células mutadas na presença de EPO cresceram 50% mais depressa do que as suas homólogas não mutadas, o que sugere que o processo de doação de sangue através da EPO poderia estar a favorecer o crescimento destas células “boas”.

«É como se a dádiva de sangue exercesse uma pressão de seleção para melhorar a aptidão das células estaminais e a sua capacidade de renovação» diz Ash Toye, da Universidade de Bristol, ao New Scientist: «não só podemos salvar a vida de alguém, como talvez estejamos a melhorar a aptidão do nosso sistema sanguíneo».