Tireoide lenta ou hipotiroidismo
A tireoide é uma pequena glândula que se localiza na base do pescoço. A sua função é regular o sistema imunológico e os níveis de energia. Das doenças mais associadas à fadiga como sintoma, esta é uma das duas mais comuns. Outros sintomas além da fadiga que podem ajudá-lo a identificar essa doença incluem: frio, pele seca, prisão de ventre e aumento de peso.
Insuficiência renal
Acontece quando as glândulas suprarrenais funcionam mal, levando à falta de cortisol. Outros sintomas associados podem incluir: perda de peso, diarreia, manchas escuras na pele, tontura e dor abdominal.
Síndrome de fadiga crónica
Esta doença é caracterizada pela fadiga debilitante. Cerca de um quarto dos doentes estão acamados ou em casa. A doença pode ser causada por uma inflamação excessiva.
Anemia
A anemia tem muitas formas, mas todas causam fadiga. A pessoa com anemia pode ter deficiência de ferro ou vitamina B12, pólipos ou um período menstrual particularmente intenso. Outros sintomas que indicam anemia incluem: unhas quebradiças, batimento cardíaco rápido, tontura, dores de cabeça e palidez.
Diabetes
Com diabetes o corpo trabalha mais para tentar controlar os níveis de glicose no sangue. Além da fadiga outros sintomas incluem sede excessiva e micção frequente.
Depressão clínica
Está associada à fadiga. A tristeza torna difícil reunir a energia necessária para continuar a realizaras tarefas habituais. Outros sintomas incluem perda de apetite e problemas de concentração.
Endocardite
Inflamação ou infeção do coração: quando bactérias viajam pelo sangue e aderem ao revestimento interno do coração. O tratamento para esta doença incluem terapia antimicrobiana e, possivelmente, cirurgia. Outros sintomas incluem calafrios e febre.
Apneia do sono
Esta não é uma condição com risco de vida, mas certamente afeta a saúde ao reduzir seus níveis de energia.