Cientistas do Reino Unido sugerem que fazer exercício de estômago vazio aumenta até 70% a queima de gordura, em comparação com as pessoas que comem antes de fazer ginástica.
Especialistas da Universidade Nottingham Trent avaliaram pessoas que faziam exercício de bicicleta ergométrica ao início da noite, durante 30 minutos, em intensidade moderada e mais 15 minutos na máxima velocidade que conseguissem.
«A frequência estabelecida foi de duas vezes por semana, uma delas com jejum de sete horas e outra duas horas após uma refeição», revelam os responsáveis.
«Tal como o jejum ao acordar, exercitar-se com o estômago vazio à noite também aumentou a quantidade de gordura queimada», concluíram os pesquisadores.
O estudo, publicado no International Journal of Sport Nutrition and Exercise Metabolism, revela que «a média de queima de gordura entre os que praticaram atividade em jejum à noite foi de 7,7 g após um ciclo de 30 minutos de bicicleta ergométrica — os que haviam comido perderam 4,5 g».
Tommy Slater, da Escola de Ciência e Tecnologia da Universidade de Nottingham Trent e um dos responsáveis pelo estudo afirma que «o jejum antes do exercício noturno pode beneficiar alguns elementos da saúde devido ao aumento da quantidade de gordura queimada durante o exercício ou à redução do número de calorias ingeridas durante o dia».