Estudo confirma que os corpos de homens e mulheres têm a mesma endurance em qualquer atividade física.
Todos sabemos dos benefícios da prática desportiva aos 50 anos, mas será igual a adaptação do corpo ao exercício físico, em homens e mulheres?
Um grupo de investigadores da Universidade de Edimburgo vem confirmar num estudo, que a mulher é tão ou mais capaz que o homem de fazer exercícios comummente associados a modalidades extremas. Aliás, hoje em dia, há ginásios para todos os gostos, nomeadamente femininos.
A premissa com que o estudo avançou foi que o corpo da mulher não se encontra preparado para praticar exercícios idênticos aos homens. Porém, a conclusão contradisse a hipótese: em sexos opostos com uma condição física semelhante, o corpo feminino está igualmente preparado a nível de densidade óssea, níveis de stress e hormonais ou metabólicos.
Por outro lado, após várias semanas de treino acompanhado, verificou-se até que as mulheres conseguem retirar um melhor rendimento físico de tais treinos.
Por isso, evitar lesões e condicionantes depende apenas da preparação física de cada pessoa e o sexo da pessoa não se apresenta como uma mais-valia em qualquer treino.