Dificuldade em leitura durante muito tempo
A vista pode apresentar um cansaço após um dia de trabalho em frente ao computador, por exemplo. Dessa forma, fazer intervalos para descansar a vista é essencial. Caso este cansaço e dificuldades de ver persistam, procure o oftalmologista.
Sensibilidade elevada à luz
A fotofobia é a sensibilidade à luz e pode ocorrer quando somos expostos a uma mudança brusca de luminosidade. Em ambientes claros, esta sensibilidade pode indicar problemas de visão.
Ver os objetos de perto
A miopia é caracterizada pela dificuldade em ver objetos à longa distância. Assim, caso tenha sempre a necessidade de se aproximar de algo para ter uma visão mais clara, procure o médico.
Visão dupla
Esta condição ocorre quando já um desequilíbrio no envio e processamento das imagens, dando a impressão de ver em dobro ou com sombras. A visão dupla pode alertar para problemas relacionados com os nervos ou músculos dos olhos ou outras condições, como a catarata ou uma distorção visual.
Distanciar os objetos para os ver melhor
Diferente da miopia, a necessidade de colocar os objetos mais longe caracteriza a presbiopia. Esta condição é comum após os 40 anos, e faz com que tenha que manter os objetos a uma distância de 30cm, geralmente. É possível corrigir com uma consulta ao oftalmologista.
Pressão nos olhos
Caso perceba uma sensação de pressão no globo ocular, procure o oftalmologista, pois pode indicar um glaucoma.
Visão embaçada
Não ver com nitidez é o principal sintoma do astigmatismo.