Os ovos são uma das fontes mais comuns de proteína em qualquer dieta. Comer ovos com moderação é benéfico para a saúde graças à quantidade de vitaminas e proteínas que fornece ao organismo.
O prazo de validade dos ovos levanta dúvidas, pois as pessoas não sabem se depois de passado o dia indicado no produto ainda se pode comer. A realidade é que não têm prazo de validade propriamente dito, mas sim um prazo de validade de 28 dias a partir da data de postura.
A especialista do departamento de Segurança e Qualidade Alimentar da Aldi Espanha, Laura Meschede, garante que «o consumidor pode optar por consumi-los passado este período sem necessariamente representar um problema de saúde». Pode acontecer que, se um ovo estiver desatualizado, ele tenha perdido «qualidades nutricionais ou organolépticas», acrescenta.
Os ovos devem ser mantidos limpos, secos, longe de odores intensos e da luz solar direta , evitando impactos e transportados e armazenados a temperatura constante. Se tiverem sido bem preservados, os ovos ainda estarão seguros, apesar de expirados.
Não existe uma regra única para saber se um ovo é seguro para comer.
Um dos truques mais difundidos é colocá-lo na água e se ele afundar indica que está fresco e em bom estado. Enquanto flutuar reflete que está próximo da data de consumo preferencial.