Serão as amizades mais importantes que as relações amorosas? Conheça as razões apresentadas pelos especialistas

Os verdadeiros amigos são para sempre. Será que podemos dizer o mesmo dos nossos parceiros amorosos?

Foi Eleanor Roosevelt que afirmou que “muitas pessoas vão entrar e sair da sua vida, mas apenas os amigos irão deixar pegadas no seu coração”. Sendo certo que as relações amorosas podem ser igualmente marcantes, a verdade é que as amizades desempenham um papel fulcral nas nossas vidas.

No começo da nossa idade adulta é natural dar uma maior primazia à nossa vida romântica e aos nossos encontros amorosos. Com o tempo vamos percebendo a forma como uma base sólida de amigos é realmente determinante para o nosso bem-estar. Independentemente das circunstâncias, um bom amigo estará lá para ajudar.

Descubra agora algumas das razões curiosas, explicadas pelos especialistas do portal YourTango, que explicam bem a importância deste tipo de relações.

 

  1. As amizades ajudam a reduzir o stress

Estar perto de um amigo pode ser suficiente para nos ajudar a diminuir os níveis de cortisol – hormona do stress – no nosso organismo. Isto acontece sobretudo porque quando estamos com amigos temos tendência para rir mais e sentirmo-nos mais felizes.

 

  1. As amizades ajudam-nos a encontrar propósito e significado

Um bom amigo é alguém capaz de nos ajudar a definir a nossa própria identidade. É alguém que nos respeita e aceita tal como somos. Encorajam-nos a ser melhores e ajudam-nos a alcançar os nossos sonhos.

 

  1. As amizades geram um sentido de pertença que ajuda a fortalecer a confiança

Uma boa amizade irá ser capaz de estimular o seu sentido de pertença. Diminui a nossa solidão e confirma a ideia de que podemos contar com outra pessoa. Uma amizade irá também estimular a sua capacidade de cuidar dos outros, de demonstrar empatia. Tudo isto irá permitir que se torne num ser humano mais completo.

 

  1. As amizades ajudam a que se sinta menos isolado

Para este sentido não interessa tanto o número de amigos, mas sim a qualidades das amizades. Ter um ou dois verdadeiros amigos é suficiente para que se sinta menos sozinho. Por outro lado, sabemos bem que é possível estar rodeado de dezenas de “conhecidos” e acabarmo-nos por sentir mais isolados do que nunca.

 

  1. As amizades oferecem-nos apoio nos momentos mais difíceis

Quanto mais tempo vivemos, mais desafios e contrariedades teremos que saber ultrapassar. O apoio incondicional de um bom amigo será determinante nestes momentos mais difíceis. Estas relações irão ajudar-nos a ultrapassar experiências traumáticas.

 

  1. As amizades ajudam a seguir o rumo certo

As companhias são realmente muito importantes. Quando nos comprometemos a seguir um estilo de vida mais saudável, ter um amigo que nos ajude e acompanhe ao longo dessa jornada é bastante útil. Esta pessoa irá encorajar-nos a manter o rumo certo.

 

 

Ler Mais


Artigos relacionados
Comentários
Loading...