Partilhar

Serviços hospitalares já podem receber medicamentos feitos com 60 mil litros de plasma português

IPST emitiu um Ofício sobre a possibilidade de aquisição destes medicamentos por parte dos hospitais a partir do dia 11 de julho

1 Agosto 2024
Sandra M. Pinto

Os hospitais portugueses já podem receber os seguintes medicamentos derivados do plasma: Imunoglobulina Humana Normal para via Intravenosa, Albumina humana e Factor VIII da coagulação humano. Estes fármacos resultam do fracionamento de plasma de origem nacional proveniente de dádivas de sangue de dadores benévolos feito pela Kedrion Biopharma. A produção destes medicamentos foi feita a partir de 60.000 litros de plasma recolhidos em Portugal ao longo de 2023 e dá continuidade ao cumprimento de um dos objetivos do Plano Estratégico do IPST, IP (2020-2022 e 2024-2026) que visa contribuir para a autossuficiência do país em alguns derivados do plasma.

Apesar de este ter sido o maior envio de plasma português para a indústria farmacêutica, resultante das dádivas de sangue, o Instituto Português do Sangue e da Transplantação (IPST) alertou recentemente para as reservas de sangue estarem mais baixas do que é habitual, nesta altura do ano, e em alguns hospitais já existirem dificuldades em assegurar todas as cirurgias.

O Conselho Diretivo do IPST afirma que “A entrega dos medicamentos derivados de plasma nacional aos hospitais contribui para a sucessiva e tendencial redução da dependência de importação, de acordo com o Programa Estratégico Nacional. O aproveitamento de plasma português permite produzir medicamentos que, em muitos casos, salvam vidas e tratam milhares de pessoas que sofrem de doenças graves. Este ciclo permite gerar uma poupança para o país, o que por sua vez contribui para a sustentabilidade do sistema de saúde”.

Os medicamentos derivados do plasma humano podem ser utilizados em doenças raras, genéticas e crónicas como a hemofilia e imunodeficiências. Por outro lado, podem também ser utilizados em situações de trauma, doentes queimados e em procedimentos de cuidados intensivos – incluindo cirurgias, tratamentos oncológicos e transplante de órgãos.

Na sequência de um concurso público internacional, lançado em 2021, a Kedrion Biopharma foi a empresa adjudicatária para o fracionamento do plasma nacional.

 

Mais Recentes

Se vir filas na Mercadona não estranhe: vão à procura deste novo produto que é a salvação para cabelos secos (custa menos de 3 euros)

há 5 horas

Os amantes do automobilismo já podem trazer as suas marcas de carros preferidas nos pés: basta adquirir estes luxuosos ténis

há 5 horas

É dos muitos que sofrem de insónia de forma recorrente? Relaxe: experimente esta infusão e durma melhor (já hoje)

há 5 horas

Estes 8 alimentos são tão ricos em proteínas que podem substituir o ovo 

há 6 horas

Todos queremos ter abundância e prosperar na vida: para o conseguir ponha já em prática estes conselhos

há 6 horas

Gostava de visitar a Assembleia da República? Se tudo correr bem, vai conseguir fazê-lo aos fins-de semana

há 6 horas

Era para ser antes, mas atraso não permite que o novo hospital desta cidade abra portas antes de 2026

há 6 horas

Orlando Bloom segue os passos de Cristiano Ronaldo, e não estamos a falar de futebol (mas sim de algo muito mais frio)

há 6 horas

Por mais de 10 milhões de euros a mansão secreta deste antigo presidente norte-americano está à venda

há 7 horas

Colocado o sinal de não incomodar, é hora de fechar a porta do aposento: hotéis revelam os pedidos de serviço de quarto mais estranhos (e loucos)

há 7 horas

Com 95 mil centenários este país bate recorde de longevidade (e é a casa da pessoa mais velha do mundo)

há 7 horas

Devido aos fogos que atingem Portugal esta companhia aérea permite mudar voos do Porto para Lisboa (sem custos para passageiros)

há 8 horas

Esta prestigiada universidade tem um curso que ensina como ser feliz: descobrimos 8 das suas principais lições

há 8 horas

Numa altura em que Portugal volta a ser fustigado pelo fogo, este livro chega para nos relembrar os incêndios de 2017

há 8 horas

Um dos mais notáveis romances em língua portuguesa publicados no século XX vai regressar às livrarias

há 8 horas

Conhecido pelo café de excelência, São Tomé e Príncipe é agora a “casa” de um “café impossível”: a responsabilidade é toda da Delta

há 8 horas

Brasil vai acolher mais dois hotéis desta companhia hoteleira portuguesa: descobrimos onde vão ficar localizados e podemos revelar que é o paraíso

há 8 horas

Esta é a infusão que deve beber regularmente para ter um abdômen saudável (e limpo), aconselha esta especialista

há 10 horas

Forte turbulência sentida por avião norte-americano causa hemorragias nos passageiros, obrigando o avião a pousar novamente

há 11 horas

Emirates e Museu do Futuro recebem a primeira Aviation Future Week

há 11 horas

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.