Há uma extensa pesquisa sobre o sono e a incorporação de sestas na rotina diária.
Grande parte dela teve resultados favoráveis às sestas, especialmente para pessoas que têm uma rotina de sono que não permite um descanso completo.
Alguns pontos positivos associados a tirar uma sesta de 30 a 60 minutos durante o dia:
Sestas desfazem os déficits cognitivos causados pela privação de sono. Normalmente, à medida que o tempo acordado aumenta, a nossa sonolência também aumenta, juntamente com uma diminuição paralela nas faculdades cognitivas e de registo de memórias. Pesquisas mostram que uma sesta durante o dia pode ajudar na recuperação de ambos, proporcionando uma segunda onda de produtividade e níveis de energia.
Melhoram a aprendizagem subsequente. Quando alguém está privado de sono, a capacidade de prendizagem é reduzida em comparação com o dia seguinte a uma noite completa de descanso. Isso acontece porque o sono facilita a preservação de conexões neurais fortes que foram formadas durante o dia e a remoção das conexões fracas, criando mais espaço para novas aprendizagens no dia seguinte. Quando não se descansa o suficiente, o cérebro não está bem preparado para novas aprendizagens.
Promovem o processamento emocional. Crianças demonstraram habilidades de regulação emocional melhores perante estímulos desafiadores (por exemplo, um quebra-cabeça) nos dias em que fazem a sua sesta diurna, em comparação com os dias em que não fazem.
Portanto, tirar uma soneca durante o dia pode trazer benefícios significativos para a cognição, aprendizagem e processamento emocional.