Há asneiras que são repetidas tantas vezes que acabam por instalar a dúvida e induzir em erro. E é extenso o rol de ideias falsas.
A pensar nisso, Paula Cristino, nutricionista no Hospital da Cruz Vermelha Portuguesa (HCVP), em Lisboa, citada pelo portal online do HCVP, ajuda-nos a desmistificar alguns mitos e a confirmar algumas verdades sobre o consumo de água.
1. Beber água em jejum emagrece
Mito: para emagrecer é necessário ingerir menos calorias e gastar mais calorias durante o dia.
2. Ao beber dois litros de água por dia (a dose diária recomendada) está assegurada a minha hidratação independentemente do meu tipo de corpo
Mito: cada individuo tem necessidades diferentes de água, dependendo de variados factores, como a idade e a actividade física.
3. A água não tem calorias
Verdade: a água possui diferentes sais minerais na sua composição, os quais não possuem valor calórico.
4. A água com gás engorda
Mito: não existe relação directa entre estes dois aspectos. O gás existente nestas águas não tem valor energético. No entanto, pode contribuir para aumentar a flatulência.
5. O facto de não ter sede significa que não preciso de água
Mito: a sede é o primeiro sinal de desidratação. Devemos beber água mesmo não tendo sede, de forma a garantir a correcta hidratação do organismo.
6. As bebidas isotónicas substituem a água
Mito: estas bebidas destinam-se a repor líquidos e sais minerais perdidos durante a actividade física.
7. Beber muita água causa inchaço
Mito: no caso de surgir edema, este pode dever-se, entre outros motivos, a uma desregulação hormonal ou a má circulação.