Shopping Center dá nova vida a 2400 brinquedos

Ficou curioso?

No âmbito da exposição “Toy Stories”, que está a decorrer até 11 de junho, onde se encontram esculturas criadas a partir de objetos de plástico descartados e reciclados, principalmente brinquedos, o Amoreiras Shopping Center decidiu abraçar uma iniciativa solidária com a mesma temática.

Entre 11 e 31 de maio, o shopping apelou à solidariedade dos seus visitantes desafiando-os a dar uma nova vida a brinquedos, jogos e livros, que estivessem em bom estado, e pudessem vir a alegrar muitas crianças. Esta iniciativa resultou na recolha de cerca de 2.400 unidades, que serão agora doadas às crianças e jovens do Centro de Promoção Juvenil – Casa da Estrela, entre outras Instituições.

Esta ação surgiu no seguimento do mote da exposição patente no Amoreiras Shopping Center, na qual o artista Robert Bradford demonstra como se podem reutilizar objetos, transformando-os em obras de arte impactantes e cheias de cor. O artista utiliza uma variedade de brinquedos de plástico, como bonecas, carrinhos, peças de puzzle, entre outros, para criar esculturas únicas. Algumas das suas obras contêm 3.000 peças de brinquedos e outros materiais de plástico.

Estão expostas no shopping 14 obras de arte, das quais 11 são esculturas coloridas e divertidas, criadas com ironia, energia positiva e com uma forte mensagem ambiental. Entre animais, anjos e soldados, nesta mostra podem encontrar-se vários animais, entre eles, cães, macaco, canguru e elefante, entre outras peças.

O artista criou uma peça exclusiva para esta exposição: o Galo de Barcelos. Nesta obra foram utilizadas entre 1.500 a 2.000 peças de madeira e plástico, desde brinquedos, fichas de póquer, paus de gelado, entre outros objetos.

O Galo de Barcelos de Bradford contribui para a diversidade e originalidade da exposição no Amoreiras Shopping Center, adicionando uma abordagem única e contemporânea à interpretação de um símbolo tradicional português. A peça incorpora a cultura local de forma criativa e original, enquanto mantém a estética única e reconhecível de Robert Bradford nas suas esculturas feitas de materiais reciclados.

Estão ainda patentes três pinturas do artista da série “Trash Art”, resultado do seu trabalho mais recente de bidimensionalidade, integrando materiais reciclados, como desenhos reciclados recortados ou postais retro.

A exposição de Bradford no Amoreiras pretende incentivar o diálogo sobre questões importantes, como a sustentabilidade e o uso de materiais reciclados noutros formatos. Desta forma, enriquece a experiência cultural dos visitantes do shopping com uma exposição inédita no país, proporcionando uma oportunidade única de apreciar arte contemporânea de forma original e inovadora.

Ler Mais