O Doutor Finanças, empresa especializada em finanças pessoais e familiares, lança, em parceria com o Jupiter app, o Simulador de Impostos e Contribuições sobre Recibos Verdes, uma ferramenta que permite aos trabalhadores que emitem recibos verdes ter uma noção exata de quanto vão pagar e quanto vão receber.
“Algumas das dúvidas mais comuns dos trabalhadores independentes estão relacionadas com a fiscalidade. Nem sempre é uma tarefa simples. Foi a pensar nisso que decidimos lançar um simulador capaz de auxiliar com os cálculos. Com esta ferramenta, podemos simular várias situações, compreendendo o seu impacto fiscal”, afirma Sérgio Cardoso, administrador com o pelouro da Academia do Doutor Finanças.
“Num país como Portugal, onde a burocracia é elevada, a informação financeira é fragmentada e difícil de compreender, e os níveis de literacia financeira são baixos, uma solução como a Jupiter app é especialmente útil. A plataforma responde a estas dificuldades de forma simples, prática e acessível, permitindo que os freelancers tomem as rédeas da sua vida financeira e que o tema finanças deixe de ser um motivo de stress”, refere Vânia Fortes, Contabilista Certificada e Fundadora do Jupiter app.
A partir de agora, quem vai abrir atividade como trabalhador independente ou já emite recibos verdes pode calcular facilmente quanto vai ter de pagar de IRS, IVA e contribuições à Segurança Social. Ao contrário do trabalhador por conta de outrem, é o trabalhador independente que fica responsável por declarar os seus rendimentos e garantir que faz as necessárias contribuições. Isto pode levar a diversas dúvidas e questões, uma vez que são vários os fatores que influenciam os valores a pagar.
Para fazer a simulação, o utilizador tem apenas de preencher alguns dados, nomeadamente qual o rendimento anual estimado, a morada fiscal e o ano de atividade. Além disso, deve indicar também qual a morada fiscal do cliente e se é uma empresa ou um particular.
De realçar que, dependendo do volume de faturação, e se este é o primeiro ano a exercer atividade como trabalhador independente, pode ter de pagar mais ou menos impostos/contribuições.