Uma pesquisa desenvolvida na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), no Brasil refere que a obesidade e o sedentarismo podem envelhecer o sistema imunológico até 15 anos, favorecendo desta forma o aparecimento de outras doenças.
Mas nem tudo está perdido pois a mesma pesquisa destaca que os exercícios físicos rotineiros podem reverter os fatores de envelhecimento precoce.
Os cientistas acompanharam 167 pessoas com idades entre 40 e 60 anos, divididas em três grupos: obesos, obesos com diabetes tipo 2 e indivíduos saudáveis, sem comorbidades.
A obesidade leva a um processo inflamatório no sangue, que favorece o aparecimento de comorbidades como a diabetes ou as doenças cardiovasculares.
No decurso da investigação, os participantes foram submetidos a uma rotina de atividades físicas três vezes por semana, durante 16 semanas seguidas. Essas atividades incluíram musculação e exercícios aeróbicos.
No final do estudo a equipa da universidade concluiu que essa frequência era suficiente para melhorar os prejuízos da obesidade e do sedentarismo nos participantes.
Aos resultados clássicos do treino – melhoria da composição corporal, perda de cintura e gordura e ganho de massa muscular – os investigadores juntaram os marcadores de envelhecimento das células do sistema imunológico que foram revertidas depois do treino de 16 semanas.
Conclusão: o sistema imunológico voltou a funcionar corretamente.