Uma pesquisa recente descobriu que 39% dos britânicos classificaram o descanso e o relaxamento como as principais necessidades das férias.
Um em cada quatro britânicos reserva férias focadas principalmente no sono, de acordo com o KAYAK, um site de procura de viagens.
Chamado de sleepcation, esse tipo de férias faz com que os viajantes optem por hotéis com comodidades que melhoram o sono, como colchões rejuvenescedores e menus de travesseiros.
A pesquisa do KAYAK descobriu que 39% dos britânicos classificaram o descanso e o relaxamento como as principais necessidades das férias. Mas enquanto mais da metade dos viajantes relatam melhor qualidade de sono nas férias, outros 39% descobriram que muitas vezes regressam a precisar de mais sono.
O motor de busca lançou um Guia de Turismo do Sono com conselhos do cientista do sono Jason Ellis, diretor do Northumbria Centre for Sleep Research.
O KAYAK analisou os seus destinos mais procurados em todo o mundo todo e classificou-os em relação ao seu potencial para melhorar a qualidade do sono .
Avaliaram fatores como qualidade do ar, poluição sonora, estabilidade política, proximidade com a natureza, bem como acesso a acomodações com valências de spa e preços de acomodações.
O destino de sleepcation mais bem classificado foi Sligo, na Irlanda. O tranquilo destino costeiro na costa oeste selvagem da Irlanda equilibra uma alta qualidade do ar e pontuação de estabilidade política com baixa poluição sonora, juntamente com uma ampla variedade de acomodações.
Funchal, em Portugal, ficou em terceiro lugar com a maior pontuação de qualidade do ar entre as dez primeiras e a segunda menor pontuação em poluição sonora.
O guia do sono também inclui conselhos de Ellis sobre como permanecer descansado durante a viagem.
Ao escolher a acomodação, confira as fotos para avaliar a qualidade da roupa de cama e das cortinas. Procure cortinas blackout para minimizar os efeitos da poluição luminosa no seu sono.
Se você precisar tirar uma soneca ao chegar ao seu destino, Ellis diz que você deve tentar beber uma chávena de café logo antes – chamado de “nappuccino”.
“A cafeína entra em ação assim que você acorda, combinando os efeitos restauradores de uma sesta curta com um aumento extra de alerta”, diz ele.
Também recomenda a exposição ao sol logo após acordar, com uma caminhada matinal ou tomar o pequeno-almoço ao ar livre para ajustar naturalmente o seu relógio biológico.